Uma das coisas legais de viajar para o exterior é colecionar carimbos de entrada nos territórios internacionais no passaporte. Infelizmente, para quem é adepto dessa coleção, esta notícia terá cunho negativo! Países europeus deixarão de carimbar o passaporte de turistas que chegam ao Velho Continente.
Ainda dá tempo de colecionar mais alguns carimbos, visto que a medida só entrará em vigor no próximo ano, em 2024. Cerca de 28 países europeus vão adotar o Sistema de Entrada e Saída (EES, em inglês) para modernizar o processo de entrada de viajantes estrangeiros, além de deixá-lo mais seguro.
Qual é o objetivo do EES?
O Sistema de Entrada e Saída visa melhorar o controle das fronteiras europeias através da automatização. Para os viajantes, o EES promete tornar a passagem pela imigração mais eficiente e rápida, reduzindo as longas filas que se dão após o desembarque no destino.
Ele está em desenvolvido junto com o ETIAS, autorização de entrada para viajantes que não precisam providenciar visto para entrar nos países europeus, como é o caso dos brasileiros. Da mesma forma que o EES, esse documento será digital, e deve passar a funcionar a partir do próximo ano.
Como será o EES?
O novo sistema será totalmente digital. Viajantes terão os seus dados biométricos guardados em uma plataforma. Para isso, será preciso fornecer as impressões digitais e o escaneamento da face. Quem se recusar a passar por esse procedimento não poderá entrar no destino europeu desejado.
Como o programa ainda se encontra em desenvolvimento, os governos e as empresas privadas parceiras ainda estão trabalhando para fazer a mudança do papel para o digital. Sendo assim, não há muitas informações disponíveis sobre como será feita a coleta de viagens.
Quais países vão aderir ao EES?
Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca. Romênia, Suécia e Suíça vão passar a usar o EES em 2024.
O EES poderá entrar em vigor mais cedo?
Caso a implementação do EES corra bem e não sejam encontradas falhas, os países que se sentirem seguros poderão começar a utilizá-lo antes mesmo de 2024. Cabe aos viajantes ficarem atentos aos requerimentos de entrada nos país europeu para onde desejam viajar. Dessa forma, não encontrarão surpresas desagradáveis ao chegar no destino.