Fim da pandemia? Espanha retira restrições contra a COVID-19
A Espanha flexibilizou às restrições impostas contra a COVID-19, e passou a permitir que as pessoas frequentem bares e restaurantes e circulem em espaços abertos sem máscara. As pessoas também podem voltar a se encontrar livremente, sem restrições de quantidade de indivíduos na reunião.
A estratégia faz parte do plano do premiê espanhol Pedro Sánchez para modificar a classificação da COVID-19 de pandemia para endemia. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pandemia significa a disseminação mundial de uma doença. Já a endemia é o mesmo que a recorrência de contaminação de uma doença infecciosa em uma dada região e/ou população.
- Confira ainda: Coca-Cola vai conceder mais de 10 mil prêmios especialmente para gamers em nova promoção!
Como já se sabe mais sobre o coronavírus e as medidas de prevenção, seria possível mudar essa nomenclatura. Dessa maneira, a doença seria tratada como uma gripe com picos sazonais com necessidade de vacinação todos os anos. O intuito do governo espanhol agora é levar essa discussão para a União Europeia.
A Espanha possui um dos maiores percentuais de pessoas vacinadas da Europa, com cerca de 82% das pessoas imunizadas com duas doses contra a COVID-19 e 46%, com três doses. Entretanto, em janeiro, o país registrou recordes de casos de contaminações pelo coronavírus, chegando a registrar 150 mil novos casos em um único dia.
Embora o país esteja bem confiante em relação à situação da pandemia, a OMS demonstra preocupação com o relaxamento de medidas para conter a propagação do vírus. Além disso, alguns cidadãos espanhóis afirmaram aos jornais locais que não vão parar de usar máscaras nas ruas por se sentirem protegidos com elas.
Via: BBC e CNN Brasil.