
A União Europeia anunciou a implementação de um sistema automatizado de biometria para controle de fronteiras.
Sendo assim, a partir do dia 12 de outubro, viajantes não receberão mais carimbos no passaporte ao passar pela imigração europeia. Os dados passarão a ser coletados via impressão digital e escaneamento facial.
Novo sistema de controle de fronteira
O Sistema de Entrada/Saída (EES) vai registrar digitalmente os dados de entrada e saída de viajantes da UE, além de informações especiais, como, por exemplo, vistos negados e estadias estendidas além do permitido.
As informações coletadas serão transmitidas para as autoridades de fronteira da União Europeia em tempo real. Dessa forma, decisões de segurança poderão ser tomadas rapidamente caso necessário.
O principal objetivo do EES é, de fato, reforçar a segurança nas fronteiras europeias e prevenir comportamentos de risco. A UE também visa reduzir os casos de documentação fraudulenta e de permanência ilegal de viajantes em território europeu.
Para fins de informação, serão realizadas campanhas em aeroportos e pontos de controle de fronteira meses antes da implementação do novo sistema de dados biométricos.
Os países membros da União Europeia são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, República Checa, Romênia e Suécia.
Via: Viagem e Turismo.