A Finlândia conquistou o primeiro lugar no Relatório Mundial da Felicidade 2022, desenvolvido e divulgado pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Aliás, todos os países nórdicos aparecem na lista e três deles ocupam as primeiras posições da lista.
Já é a quinta vez que a Finlândia é classificada como o país mais feliz do mundo por cinco anos consecutivos. Mas, afinal, como pode um país ser tão feliz assim? Muitos pesquisadores e psicólogos passaram a estudar o “fenômeno da felicidade” finlandês para tentar encontrar respostas e replicar o que está dando certo por lá.
Por que os finlandeses são tão felizes?
O que fazem os finlandeses tão felizes? Segundo o próprio relatório, a confiança é um dos principais medidores de felicidade. O senso de comunidade entre os residentes é forte na Finlândia.
Abrir a porta para estranhos, devolver objetos encontrados na rua, como carteiras, e dar o lugar no transporte público são pequenos atos de cordialidade e confiança que tornam a sociedade finlandesa tão acolhedora. Não ter que desconfiar do seu próximo a todo instante cria uma atmosfera calorosa e propícia para o estreitamento de laços.
A confiança também diz respeito à política. Os finlandeses tendem a confiar mais nos seus governantes, então não precisam se preocupar demasiadamente com o caminho que o país está tomando.
O contato com a natureza é outro ponto destacado pelo relatório. A maioria das cidades da Finlândia são construídas de forma que as pessoas possam ter contato com a natureza. Assim, os moradores vivem cercados pela tranquilidade transmitida pelo verde abundante.
Além disso, é costume de os trabalhadores finlandeses viajarem para praticar atividades na natureza durante as suas férias. Canoagem, hipismo, caminhada e escalada no gelo são algumas das atividades praticadas no país.
Finlandeses também defendem que não se comparar com os outros é um dos caminhos para a felicidade. As pessoas da Finlândia acreditam que devem deixar as comparações de lado e criar os seus próprios padrões de vida, independentemente das suas preferências pessoais, classe social, gênero e profissão.
Relatório Mundial da Felicidade
O Relatório Mundial da Felicidade foi desenvolvido por meio de um questionário aplicado em 156 países. Os moradores das respectivas nações responderam quais são os seus níveis de felicidade em uma escala de 0 a 10.
Além disso, a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas levou outros fatores em consideração para compreender os níveis de qualidade de vida de cada país, como apoio social, generosidade, ausência de corrupção e expectativa de vida.
O TOP 10 dos países mais felizes do mundo, conforme o relatório de 2022, são:
- Finlândia
- Dinamarca
- Islândia
- Suíça
- Holanda
- Luxemburgo
- Suécia
- Noruega
- Israel
- Nova Zelândia
Para acessar o relatório completo, clique aqui.