Finlândia vai aceitar certificado de vacinação contra COVID-19 para entrar no país
A companhia aérea Finnair, da Finlândia, afirmou que vai aceitar um certificado de vacinação contra a COVID-19 de passageiros em voos para o país em vez do teste negativo para COVID-19. A nova medida começa a valer a partir de 11 de maio.
“As vacinas provaram seu poder no combate à pandemia e os certificados de vacinação desempenharão um papel fundamental no próximo Certificado Digital da UE para garantir a saúde e segurança dos viajantes”, disse o diretor médico da Finnair, Kimmo Ketola, no comunicado à imprensa da empresa. “A probabilidade de uma pessoa vacinada ser infectada e transmitir COVID-19 é muito pequena”.
A aérea afirmou que uma dose da vacina deve ter sido tomada, pelo menos, 21 dias antes da data da viagem para a Finlândia. Somente uma dose é suficiente para a certificação.
Passageiros sem certificado de vacinação ainda podem viajar! Eles devem apresentar resultado negativo do teste RT-PCR para COVID-19 ou um comprovante de infecção anterior, como é a política da empresa desde janeiro.
A Finnair vai aceitar certificados em inglês, francês, alemão, estoniano, sueco, espanhol, russo e italiano, mas não em finlandês.
O chefe de relações com a mídia da Finnair, Päivyt Tallqvist, disse que isso ocorreu porque os passageiros que viajam do exterior para a Finlândia terão seus certificados verificados no ponto de partida por agentes de embarque, que geralmente não leem ou entendem finlandês.
Veja o comunicado da companhia aérea, publicado no twitter.
We will accept a Covid-19 vaccination certificate as an alternative to a negative test result or a certificate of a previous infection for travellers to Finland as of May 11. https://t.co/diJSSEzRB8 pic.twitter.com/KMkVJdwtkp
— Finnair (@Finnair) April 23, 2021
Brasileiros podem entrar na Finlândia?
Passageiros devem apresentar um resultado negativo do teste RT-PCR para COVID-19, feito nas últimas 72 horas antes do embarque, para viajar à Finlândia. Além disso, brasileiros devem fazer uma quarentena de 14 dias. Se fizerem um novo teste para COVID-19 durante este período, podem encurtar o período de autoisolamento.
Via: Yle News.