Fora da rota: trem de minério de ferro vira passeio turístico na Mauritânia
Um passeio peculiar na Mauritânia, país situado no noroeste da África, atrai viajantes de todo o mundo: uma viagem de trem em cima de vagões cheios de minério de ferro.
São mais de 300 vagões de transporte (mas os viajantes só ficam em cima de alguns deles) que transportam, ao todo, 17 mil toneladas de ferro.
São duas opções de trajeto: o mais curto (14 horas) e o mais longo (20 horas). Viajantes podem escolher se desejam iniciar ou terminar a viagem na costa. Viajantes recomendam finalizar o trajeto na costa, pois, do lado inverno, não há minério de ferro nos vagões ainda.
Nesse caso, viajantes devem se dirigir a cidade de Choum e esperar até às 18 horas, no horário do pôr do sol, na linha ferroviária. Quando o trem chega no local, ele permanece por somente 10 minutos. Mas ele viaja todos os dias, então viajantes podem fazer várias tentativas para conseguir embarcar.
Como é viajar no trem de minério de ferro da Mauritânia?
Durante a viagem, é preciso cobrir o rosto e o máximo possível do corpo para se proteger da fuligem. Além disso, aventureiros dispostos a embarcar nessa viagem fora da rota de turismo tradicional devem se preparar para encarar dias extremamente quentes e noites gélidas.
Esse passeio não faz parte da rota turística oficial e não é uma atividade regulamentada, mas, ainda assim, é popular entre turistas que desejam ter uma experiência bem diferente. Além disso, o trem de minério de ferro possibilita conhecer as paisagens do Deserto do Saara de uma maneira única.
Muitos viajantes de vários países, como Suíça, Inglaterra e Estados Unidos, já embarcaram no trem e reproduziram comentários positivos acerca da viagem “emocionante”.
Entretanto, é preciso ter em mente que a viagem não contém regulamentações oficiais de segurança. As medidas de segurança do passeio foram criadas pelos próprios operadores do trem e os viajantes.
Via: O Globo.