Foz do Iguaçu será o primeiro destino brasileiro a vacinar 100% da população adulta
Foz do Iguaçu pretende ser o primeiro destino turístico do país a vacinar 100% da sua população acima de 18 anos, ou seja, a população adulta.
Atualmente, a cidade está vacinando contra a COVID-19 os moradores com 26 anos ou mais enquanto muitos municípios brasileiros se encontram na faixa dos 30 anos, como Maceió (33 anos), Gramado (37 anos), Rio de Janeiro (35 anos) e Curitiba (37 anos). Em São Paulo, a vacinação também se encontra em estágio avançado (28/29 anos), bem como Londrina (27/28 anos).
O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, afirmou que a cidade aguarda o recebimento do segundo lote extra de vacinas para completar a imunização dos moradores com, pelo menos, a primeira dose.
O avanço da vacinação no destino turístico se dá pelo recebimento de doses extras de imunizantes contra a COVID-19. Além de Foz do Iguaçu, Barracão, Guaíra e Santo Antônio, também no Paraná, receberam doses extras por serem cidades fronteiriças.
- Confira ainda: CVC lança “Festival de Ofertas” com pacotes de viagem, hotéis e resorts com até 40% de desconto!
Como a circulação de pessoas – tanto brasileiras quanto estrangeiras – é alta nessas regiões, esses locais puderam receber doses extras para imunizar a população. Assim, diminui-se o risco de contágio e propagação de novas variantes.
O prefeito Chico Brasileiro também articulou junto ao Ministério de Saúde a transferência das doses extras às 122 cidades da fronteira brasileira com o Paraguai, Argentina, Uruguai, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela e Guianas. A intenção é aumentar a segurança nessas cidades vizinhas para evitar a circulação de novas variantes do coronavírus nas regiões de fronteira.
Turismo em Foz do Iguaçu
Para o turismo, o recebimento de doses extras é igualmente benéfico. Diversos estudos já evidenciaram a preferência dos viajantes por destinos domésticos no pós-pandemia. Cidades como Foz do Iguaçu estarão na mira assim que o fluxo de viagens terrestres e aéreas aumentar.
Como o turismo é a principal atividade econômica da cidade, é importante focar na vacinação e nas normas sanitárias contra a COVID-19 para atrair turistas de todas as regiões do Brasil.
Nos últimos meses, Foz do Iguaçu já viu um aumento na movimentação das viagens aéreas e terrestres. O Aeroporto Internacional da cidade registrou, entre janeiro e junho de 2021, 345.207 embarques e desembarques, o que representa um aumento de 42% em comparação aos meses de julho e dezembro de 2020.
Foz do Iguaçu conta com 73% da população adulta vacinada com a primeira dose. Desde o mês de janeiro, quando começou a vacinação, 144.608 pessoas tomaram a primeira dose, 39.556 foram imunizadas com a segunda dose e 6.479, com a dose única.