Foz do Iguaçu (PR) vai reabrir o setor turístico nesta quarta-feira (10), na data do aniversário do município. Visitantes que apresentaram febre, gripe, resfriado ou algum sintoma respiratório nos últimos 14 dias deverão fazer o teste de COVID-19.
O setor turístico da cidade, incluindo hotéis, resorts e atrativos turísticos, se juntou para construir protocolos de segurança sanitária para cada segmento.
Para identificar e testar os casos sintomáticos de coronavírus, barreiras sanitárias serão montadas nos atrativos turísticos e nos hotéis. Estes estabelecimentos deverão assinar um termo de responsabilidade para se comprometer a respeitar as medidas sanitárias e de segurança instituídas no Decreto Municipal do dia 8 de maio.
Os empreendimentos de turismo também vão colaborar com a Secretaria Municipal de Saúde na busca por colaboradores e clientes com suspeitas de sintomas de COVID-19. Quaisquer dúvidas sobre a condição de saúde dos turistas serão encaminhadas à Secretaria.
“A retomada do turismo será lenta e gradual. Este recomeço será com a comunidade local e o público regional”, afirmou o secretário de Turismo, Industria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piola.
Como está a cidade hoje
Algumas modalidades de hospedagem, como hotéis executivos e hostels, estão funcionando desde o dia 11 de maio com capacidade reduzida. Hotéis voltados para o lazer vão retornar as atividades a partir de quarta-feira (10).
Eventos de pequeno e grande portes ainda estão suspensos. A previsão é que sejam permitidos nos próximos meses – dia 28 de julho para eventos pequenos e dia 3 de setembro para os grandes. As fronteiras do Brasil com a Argentina e o Paraguai ainda estão fechadas por tempo indeterminado.
O uso de máscaras é obrigatório para colaboradores e visitantes. A higienização das mãos deve ser feita de forma regular com álcool em gel ou água e sabão. O distanciamento social também deve ser respeitado tanto por funcionários quanto por turistas.
Visitantes que testarem positivo serão colocados em quarentena por 14 dias. Os custos da hospedagem são da responsabilidade do indivíduo.