França e Espanha reabrem para turistas fora da UE, mas brasileiros ainda não poderão viajar aos países
Nesta semana, a França e a Espanha vão reabrir as fronteiras para os turistas estrangeiros que residem fora da União Europeia. Porém, devido à situação da pandemia no Brasil e as variantes que circulam em nosso território, os brasileiros não vão poder entrar nos países ainda.
Espanha
A Espanha está permitindo a entrada de viajantes que comprovarem que estão totalmente imunizados contra a COVID-19. Ou seja, que tomaram as doses necessárias das vacinas autorizadas pela Agência Europeia de Medicamentos ou pela Organização Mundial da Saúde (OMS). São elas a Pfizer, a AstraZeneca, a Janssen e a Coronavac.
Além disso, os turistas também devem esperar o período de formação de anticorpos após a última dose antes de viajar. O país estabeleceu 14 dias depois da última dose como prazo para realizar a viagem à Espanha.
Para turistas não vacinados, é preciso apresentar um teste RT-PCR ou antígeno com resultado negativo para a COVID-19, ou um resultado positivo atestando que o viajante já está recuperado da doença.
França
Já a França permitirá a entrada de turistas vacinados e que apresentarem teste de COVID-19 com resultado negativo a partir da próxima quarta-feira (09). Eles não precisarão cumprir quarentena.
Algumas nações poderão entrar no país sem cumprir nenhum requisito em razão da situação favorável da pandemia de COVID-19 em seus territórios, como é o caso da Austrália, Coreia do Sul, Japão, Líbano, Nova Zelândia e Singapura.
O Brasil atualmente se encontra na lista vermelha da França, a qual diz respeito a países cuja situação epidemiológica é negativa e deve ser monitorada. Somente brasileiros viajando por motivos pessoais podem entrar no país seguindo as exigências de entrada, como apresentação de teste de COVID-19 com resultado negativo e quarentena.
Junto com Brasil, outros 16 países compõem a lista vermelha, incluindo, o Uruguai, a Argentina, o Chile, a Bolívia, a Índia e a África do Sul.
Via: France 24h e El País.