Fronteira entre Brasil e Paraguai reabre após seis meses interditada

Nesta quinta-feira (15), a Ponte Internacional da Amizade, na fronteira entre Brasil e Paraguai, foi reaberta após seis meses interditada devido à pandemia. A abertura se deu após uma determinação dos presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e do Paraguai, Mario Abdo Benitez.

O movimento na Ponte começou às cinco horas da manhã, com brasileiros dirigindo ao Paraguai. Em seguida, os paraguaios foram para o lado brasileiro em vans. Para receber o fluxo de veículos, foram utilizadas três pistas de acesso: para carros, motos e caminhões.

As únicas exigências para movimentar-se entre os países são o uso de máscara e o deslocamento em veículos. No entanto, quem desejar permanecer no Paraguai deverá passar por uma quarentena de 14 dias.

A liberação da Ponte era uma das reivindicações mais calorosas dos moradores de Foz do Iguaçu (PR) e da Ciudad Del Este.

Muitos trabalhadores foram impedidos de atender aos seus trabalhos no país vizinho e estudantes paraguaios e brasileiros que moram no Paraguai não puderam comparecer às escolas para buscar o material de apoio a ser realizado em casa. Parentes também ficaram separados durante meses.

Ambos os lados esperam pela retomada do turismo de compras, o qual será feito com todos os protocolos sanitários e de saúde para a prevenção da COVID-19. A Itaipu Binacional e parceiros locais desenvolveram a campanha “Vem pra Foz” para estimular turistas a visitarem a cidade paranaense. Compradores brasileiros movimentam 90% do comércio paraguaio, segundo o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Joaquim Silva e Luna.

A Ponte ficará aberta das 5h às 14h nesta primeira fase de liberação.

Via: Mercado&eventos e H2FOZ.

Leia também
Lei Joca: câmara aprova projeto que permite transporte de pets na cabine do avião

Em breve, se tudo correr bem, pets de todos os portes poderão ser transportados na…

Beto Carrero World dá cortesia para quem fizer doações para o Rio Grande do Sul

O Beto Carrero World iniciou uma campanha solidária de arrecadação de donativos para ajudar as…

Azul cria fundo social humanitário para ajudar as vítimas das enchentes no RS

A Azul criou, em parceria com a Associação Voar, Fundo Social Humanitário para ajudar as…

Sair da versão mobile