A GOL conquistou o primeiro lugar do ranking de companhias aéreas com maior número de reclamações, segundo o Boletim de Monitoramento da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
- Veja também: LATAM solta sua maior promoção relâmpago ‘Mega Promo LATAM’ com passagens a partir de R$ 142
Além de compartilhar quais companhias aéreas receberam mais reclamações de passageiros em 2022, o boletim evidenciou quais os temas mais comuns das queixas. No ano passado, foram registrados mais de 102 mil reclamações dos passageiros.
Ressalta-se que os boletins da ANAC são trimestrais. Ou seja, a cada trimestre a agência compartilha novos boletins com informações atualizadas.
Companhias aéreas com o maior número de reclamações
No último trimestre de 2022, a Azul recebeu 51,3 reclamações a cada 100 mil passageiros que voaram no período. Já a LATAM recebeu 63,3 reclamações. Mas foi a GOL que registrou o maior número de queixas nos últimos meses do ano – 80,8 reclamações!
Principais reclamações dos passageiros
Os principais motivos de descontentamento dos passageiros, de acordo com o boletim, são:
- Dificuldade de solicitar reembolso (22,91%).
- Dificuldade de solicitar alterações de datas (18,02%).
- Alterações efetuadas pelas companhias aéreas (16,14%).
- Oferta e compra (14,53%).
- Transporte inadequado de bagagens (10,63%).
- Execução do voo (8,87%).
- Outros (7,02%).
Desempenho na solução de problemas
Em relação ao desempenho no tratamento das queixas dos passageiros, as companhias aéreas apresentaram 80,3% no índice de solução, sendo que a Azul é a cia que mais solucionou problemas de passageiros (92%). A LATAM ficou em segundo lugar, com 85% de problemas solucionados, e a GOL ficou em terceiro lugar, com 79% de problemas resolvidos.
A Azul também ficou em primeiro lugar no índice de satisfação dos passageiros e, logo em seguida, vem a LATAM. A GOL novamente se encontra em último lugar.
Entretanto, em relação ao tempo médio de resposta às queixas, a GOL garantiu o segundo lugar com uma média de 4,6 dias. A LATAM ficou em primeiro lugar com uma média de 3,4 dias. Já a Azul ficou logo abaixo da GOL, com 4,7 dias.
O Boletim de Monitoramento pretende compartilhar dados pertinentes sobre o desempenho das companhias aéreas com a sociedade, consolidando uma cultura de transparência e promover a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas cias.
Via: ANAC.