A GOL e a companhia aérea colombiana Avianca anunciaram, nesta quarta-feira (11), a formação de uma holding. Isso significa que os negócios de ambas as empresas serão controlados pelo mesmo grupo, o qual levará o nome de Grupo Abra.
A nova empresa terá como sede o País de Gales, no Reino Unido, e receberá o investimento de até US$ 350 milhões de outros investidores. O Grupo Abra também terá 100% de participação econômica não controladora nas operações da Viva Air, da Colômbia, e Sky Airline, do Peru.
A Abra fornecerá uma plataforma para que os custos das operações aéreas sejam reduzidos, a operação de aeronaves de última geração permanece e evolua, e os serviços, produtos e rotas sejam expandidos de modo inovador, sempre focando nas necessidades dos passageiros e clientes de carga área.
Logo, os passageiros vão se beneficiar de tarifas melhores, terão acesso a uma maior variedade de destinos e frequência de voos e, ainda, terão capacidade de acumular e resgatar pontos nos programas de fidelidade das marcas do Grupo Abra.
Administração do Grupo Abra
O atual presidente do conselho administrativo da GOL e fundador da companhia aérea, Constantino de Oliveira Junior, será o presidente-executivo da Abra. Já o cofundador da Avianca Holdings, Roberto Kriete, comandará o conselho de administração. O Grupo já iniciará as suas operações com uma receita anual de US$ 7 bilhões, além de uma frota composta por mais de 300 aeronaves.
A GOL e a Avianca vão manter as marcas, equipes e culturas independentes, beneficiando-se de maiores eficiências e investimentos em propriedade comum. Segundo o comunicado divulgado pela GOL, a estrutura corporativa conjunta permitirá, ainda, que colaboradores tenham acesso a mais oportunidades de crescimento pessoal e profissional dentro das empresas.
A conclusão da fusão deve acontecer até o segundo semestre de 2022. O processo está sujeito à aprovação dos órgãos reguladores e das autoridades do Brasil e da Colômbia.
Via: CNN e Aeroin.