A VoeGOL passou a oferecer embarque com reconhecimento facial na última terça-feira (09)! Isso significa que, em voos nacionais, viajantes poderão acessar o seu cartão de embarque através da biometria facial. Por enquanto, a novidade está disponível nos aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
O embarque com reconhecimento facial, como é chamado pela GOL, promete agilizar o processo de entrada nas aeronaves nos aeroportos mais movimentados do país. Ao efetuar o procedimento de captura da biometria facial, o passageiro não precisa apresentar um documento de identificação no momento do embarque! Equipamentos de reconhecimento facial identificarão o passageiro já no portão de embarque, antes de entrar na aeronave.
- Confira ainda: Pacote de viagem para Praia dos Carneiros 2023 a partir de R$ 642 por pessoa com taxas!
Como funciona o embarque com reconhecimento facial?
A tecnologia funciona da seguinte maneira: viajantes deverão instalar e acessar o aplicativo da GOL no celular (disponível para iOS e Android) e fazer check-in. Depois, podem clicar em “agilizar embarque” para ter acesso a tela de captura da biometria facial.
O procedimento é semelhante ao de outras empresas e serviços que já utilizam a tecnologia. É preciso segurar o celular em um local iluminado e com fundo neutro, sem chapéu ou óculos escuros. Basicamente, qualquer adereço que invisibilize a identificação facial.
Após capturar a biometria do rosto, a GOL faz a validação da foto e o viajante já tem acesso ao seu cartão de embarque no app da cia. Nos aeroportos onde a tecnologia está disponível, basta se dirigir para a área de embarque com equipamentos de biometria facial.
É preciso ter 18 anos ou mais para utilizar a tecnologia e já ter feito cadastro biométrico no sistema da CNH digital ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o título de eleitor. Esse passo é necessário porque o sistema de reconhecimento facial faz uma comparação da foto do passageiro com a registrada no banco de dados dos órgãos mencionados.
O embarque com reconhecimento facial é opcional.
Via: Terra.