Nas últimas semanas, companhias aéreas brasileiras vêm se ajustando para cumprir as novas normas sanitárias para reduzir o contágio do COVID-19 no território nacional. As três maiores empresas, Azul, Gol e Latam, planejam retomar algumas operações neste mês. Por conta disso, o uso de máscara se tornou obrigatório durante o voo.
Todos de máscaras
A partir do dia 10 de maio, passageiros que voarem com a Gol devem usar máscaras para adentrar a aeronave. O mesmo será válido para os passageiros da Latam, porém, a partir do dia 11 de maio.
A Azul, até o fechamento deste artigo, não se pronunciou sobre a medida. Desde o dia 29 de abril, porém, os funcionários da empresa passaram a usar máscara durante o expediente, as quais foram distribuídas pela própria empresa. A Azul também incentiva os passageiros a usarem máscaras ou lenços de proteção nos voos.
A responsabilidade de cumprir com a nova exigência é de cada passageiro. Portanto, quem pretende viajar, deve separar uma máscara para acompanhá-lo. De preferência, uma que não seja usada no dia a dia.
Mais segurança nos voos
Com a pandemia de coronavírus, muitos hábitos precisaram ser repensados em prol da saúde dos passageiros e dos funcionários das companhias. O uso de máscara é um deles, o qual também passou a ser mandatório em diversos municípios brasileiros. Ou seja, esta medida nova é apenas uma extensão de um método de prevenção já aplicado em outras esferas da vida.
GOL
O presidente da Gol, Paulo Kakinoff, afirmou que os levantamentos feitos pela empresa demonstraram que 90% das pessoas já embarcam de máscara. “O índice evidencia que essa medida também se caracteriza pelo respeito e pela empatia”, comentou ele.
A empresa já aderiu a outras medidas preventivas, como a distribuição de luvas e máscaras para os funcionários, e o fácil acesso ao álcool em gel. Neste caso, é tanto para os colaboradores quanto para os passageiros.
Além disso, o serviço de cabine foi suspenso e foram colocadas orientações nos ambientes compartilhados, como na área de embarque, para os passageiros manterem distância, incluindo em filas.
LATAM
Similarmente, a Latam também adotou uma série de medidas de segurança.
A tripulação foi notificada sobre os procedimentos de como agir se encontrarem uma pessoa com suspeita de contágio por coronavírus, equipamentos de proteção individual foram disponibilizados para os funcionários, especialmente os que atuavam em solo na chegada de voos internacionais, e procedimentos especiais de limpeza foram implementados nas aeronaves. A presença do álcool em gel também é constante.
A empresa passará a divulgar orientações do uso de máscara no check-in, embarque e voo, a partir desta segunda-feira (04). Os passageiros também serão comunicados via e-mail sobre a nova exigência.
AZUL
Ao longo da última semana de abril, os colaboradores da Azul também receberam máscaras da empresa como nova peça integrante do uniforme. Nos voos, os passageiros encontram álcool em gel e lenços desinfetantes para higienizar as mãos à vontade.
Um novo procedimento de limpeza foi adotado com suprimentos de higiene aprovados pela Anvisa para, assim, reduzir a probabilidade de contágio do coronavírus. A equipe de limpeza constantemente desinfeta os locais onde os passageiros podem ter entrado em contato.