O governo federal lançou, nesta quarta-feira (21), um programa voltado à segurança de passageiros e bagagens nos aeroportos brasileiros.
O ‘Aeroportos+Seguros’ prevê a implementação de uma série de medidas de seguranças nos terminais, sendo que o Aeroporto de Guarulhos (SP) deve ser o primeiro a recebê-las.
Aeroportos mais seguros
Entre as medidas previstas pelo programa estão a instalação de novos equipamentos de raio-x e scanners corporais, acesso biométrico de funcionários nas áreas restritas, inspeção de bagagens, mais câmeras nas áreas de check-in e detectores de líquidos e explosivos.
Além das medidas mencionadas, Guarulhos terá, ainda, identificação com chave de acesso ao sistema de bagagem no terminal internacional do aeródromo e reforço no sistema de monitoramento e na inspeção de passageiros e bagagens.
Em março deste ano, duas viajantes brasileiras foram presas na Alemanha após a segurança do aeroporto encontrar cocaína nas suas bagagens.
Só que Jeanne Paollini e Kátyna Baía tiveram as etiquetas das malas trocadas no aeroporto de Guarulhos como parte de um esquema de tráfico de drogas conduzido por terceiros. Graças a investigações da Polícia Federal, foi possível provar o crime e elas foram liberadas.
Desde então, autoridades compartilham dicas para transportar bagagens com mais segurança em voos internacionais – mas que também servem para voos nacionais.
Este é apenas um dos casos de passageiros brasileiros vítimas desses crimes e que foram apreendidos em aeroportos internacionais. De acordo com o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, coibir essas práticas ilegais estão entre os objetivos do programa.
“Se é verdade que temos um das aviações mais seguras do mundo, é também verdade que a política tem que estar sempre se atualizando. Esse aprimoramento é dever nosso”, disse o ministro.
As medidas previstas devem ser implementadas no Aeroporto de Guarulhos em até 18 meses. O terminal, que é o mais movimentado do Brasil, receberá um investimento de R$ 40 milhões.
Via: Agência Brasil.