Governo não planeja intervir nas companhias aéreas, mas buscar autossuficiência para baratear passagens

O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que o Ministério do Turismo não planeja intervir nas companhias aéreas para tabelar preços de serviços de transporte aéreo ou favorecer as empresas de alguma forma.

O objetivo da pasta por enquanto é analisar todas as nuances do setor de turismo nacional e identificar pontos que carecem de aprimoramento.

As informações são provenientes de uma entrevista concedida pelo ministro ao site Estado de Minas. Segundo Celso Sabino, os ministérios de Portos e Aeroportos, Minas e Energias e Turismo estão desenvolvendo análises para identificar os fatores que impactam o valor da tarifa aérea.

O principal componente que afeta o preço das passagens aéreas, como esperado, é o preço do combustível. Hoje, o país produz 85% do que consome, enquanto o resto é importado.

Ainda assim, o preço do QAV, ou querosene de aviação, no Brasil é mais caro do que a média do resto do mundo. Isso porque as despesas com o frete, operações tributárias e distribuição do combustível são custosas.

Para reduzir o preço do combustível em território nacional, é preciso se tornar autossuficiente na produção e distribuição de QAV. As pastas mencionadas têm estudado uma forma de fazer isso o mais rápido possível.

Uma das soluções é aumentar a produção do querosene de aviação na Petrobras, a qual, atualmente, corresponde a somente 2,7% do faturamento da empresa. Ao adquirir mais autonomia neste setor, será possível definir o valor vendido no país e buscar uma adequação aos preços do mercado internacional.

Sempre que o valor do combustível está caro, os passageiros pagam mais pelas passagens aéreas. Além dos obstáculos mencionados anteriormente, o fato das negociações internacionais serem pagas no dólar come o orçamento das companhias aéreas. Quanto mais alto o dólar estiver, mais dinheiro precisa ser desembolsado.

Leia também
Gene do Wanderlust: vontade incontrolável de viajar pode ser herança genética

A vontade de viajar pode não ser somente uma preferência ou desejo pessoal. Essa necessidade…

Regras de bagagem: entenda as mudanças feitas pela GOL e LATAM

A GOL e LATAM recentemente realizaram alterações nas suas políticas de bagagem. As mudanças impactam…

Serra Gaúcha ganhará novo aeroporto mais perto de Gramado

Viajar para Gramado vai ficar mais fácil! Mas, calma, viajantes ainda vão ter que esperar…