Governo português anuncia reprivatização da TAP Portugal

Foto: Nicky Boogaard.

O governo português anunciou, nesta semana, a reprivatização da TAP Air Portugal.

A venda será de 51% a 100% do controle acionário da companhia aérea portuguesa. Os trabalhadores da empresa receberão 5% do capital da cia.

O decreto-lei que dá início à venda da companhia aérea foi aprovado na última quinta-feira (28). Agora, o Conselho de Ministros busca consultores para assessorar o governo nesta operação e iniciar um processo de consulta ao mercado e investidores.

O caderno de encargos, o nome dado ao documento do processo da privatização, ainda precisa ser aprovado pelo Conselho. Ele define a concretização e ponderação dos valores que o governo português definiu como prioritários. O caderno deve seguir ao Conselho até o fim deste ano ou no começo do próximo.

A venda ocorrerá por meio de um processo competitivo de venda direta. Três empresas aéreas estão interessadas na compra da cia: a Lufthansa, a Air France e o Grupo IAG, proprietário da British Airways e Iberia.

Um longo processo

Em 2020, a sobrevivência da TAP Portugal ficou ameaçada em razão do impacto da pandemia de coronavírus no setor de aviação comercial ao redor do mundo. Concomitantemente, ocorria o processo de nacionalização da companhia.

Naquela época, o governo português precisou recorrer a um plano de reestruturação da companhia aérea junto à Comissão Europeia, o qual previa um montante de € 3,2 bilhões (cerca de R$ 17 bilhões). O plano possui vigência até 2025, então a Comissão Europeia também deverá aprovar a proposta do caderno de encargos para a venda ocorrer.

Via: CNN Brasil.

Leia também
Gene do Wanderlust: vontade incontrolável de viajar pode ser herança genética

A vontade de viajar pode não ser somente uma preferência ou desejo pessoal. Essa necessidade…

Regras de bagagem: entenda as mudanças feitas pela GOL e LATAM

A GOL e LATAM recentemente realizaram alterações nas suas políticas de bagagem. As mudanças impactam…

Serra Gaúcha ganhará novo aeroporto mais perto de Gramado

Viajar para Gramado vai ficar mais fácil! Mas, calma, viajantes ainda vão ter que esperar…