Governo desenvolve programa com rotas de integração de países da América do Sul

Avião e bandeira do Brasil

O governo federal está trabalhando em um Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que pretende integrar as rotas de infraestrutura dos países do continente sul-americano. Isto é, os portos, aeroportos, hidrovias, ferrovias e rodovias.

A intenção é aumentar a conectividade do Brasil com os países vizinhos, visando ampliar o comércio, o turismo e os empregos.

Para os viajantes, isso significa acesso mais fácil aos países sul-americanos e, possivelmente, a criação de novas rotas turísticas incluindo destinos domésticos e internacionais.

Destaca-se que o Brasil faz fronteira com 10 países: Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. Ou seja, se o programa der certo, serão várias opções de destinos sul-americanos para visitar.

O programa conta com 124 projetos com interligação em 11 estados fronteiriços e cinco rotas diferentes. As rotas de integração, segundo a Agência Gov, são:

  1. Rota da Ilha das Guianas: inclui integralmente os estados de Amapá e Roraima e partes do território do Amazonas e do Pará, articulada com a Guiana, a Guiana Francesa, o Suriname e a Venezuela;
  2. Rota Multimodal Manta-Manaus: contempla inteiramente o estado Amazonas e partes dos territórios de Roraima, Pará e Amapá, interligada por via fluvial à Colômbia, Peru e Equador;
  3. Rota do Quadrante Rondon: formado pelos estados do Acre e Rondônia e por toda a porção oeste de Mato Grosso, conectada com Bolívia e Peru;
  4. Rota de Capricórnio: desde os estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina, ligada, por múltiplas vias, a Paraguai, Argentina e Chile; e
  5. Rota Porto Alegre-Coquimbo: abrangendo o Rio Grande do Sul, integrada à Argentina, Uruguai e Chile.

O programa de integração de países sul-americanos deve ser lançado em breve pelo governo federal por meio do Ministério do Planejamento e Orçamento.

Via: Agência Gov.

Leia também
Air Transat inaugura voos diretos do Brasil para o Canadá a partir de fevereiro de 2026

A Air Transat, uma das maiores companhias aéreas de lazer do Canadá, recebeu autorização da…

Brasil entra no Top 10 dos destinos mais desejados do mundo no Wanderlust 2025

Reconhecimento internacional reforça o crescimento do turismo de natureza e experiências no país. Informações essenciais…

Iberia vai oferecer Wi-Fi gratuito e ilimitado a bordo a partir de 2026

Atenção: benefício disponível em todos os voos da companhia — curta e longa distância A…