Governo quer atrair viajantes com stopover no Brasil – viagens nacionais estão incluídas

viajantes indo pro aero

O governo federal quer implementar um programa de stopover no Brasil. Esse serviço já é ofertado por companhias aéreas em outros lugares do mundo.

Por exemplo, a TAP Portugal oferece opção de stopover em Lisboa ou Porto (ou até ambos) para quem viaja para algum país europeu com a companhia aérea. Dessa maneira, viajantes podem conhecer um pouco de Portugal antes de concluir a sua viagem no destino final.

A Embratur está em negociação com as companhias aéreas operantes no Brasil para tornar esse serviço uma realidade. Esse serviço é mais comum em viagens internacionais, uma vez que a maioria delas exige uma escala ou conexão durante o voo.

Stopover com foco em viajantes estrangeiros

Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a ideia é estimular quem entra por São Paulo, Rio de Janeiro ou Rio Grande do Sul a conhecer outras cidades brasileiras na rota do turismo.

“O interesse da gente é que o turismo internacional traga mais recurso, gerando mais empregos e renda”, contou à CNN. Quanto mais tempo os turistas passam no Brasil, mais dinheiro eles deixam no país, movimentando a economia.

O projeto-piloto do stopover no Brasil atualmente está sendo conduzido em Brasília, com participação da GOL e da LATAM.

Viajantes que chegam do exterior por um dos destinos mencionados anteriormente podem permanecer alguns dias na capital do país antes de retomar a viagem com destino final no Brasil ou em outro países.

Mas viajantes nacionais também podem aproveitar!

Embora o maior foco do serviço de stopover seja o turista internacional, quem viaja internamente também pode aproveitar o serviço. Como o Brasil é grande, não raro é necessário fazer conexão ou escala em algum hub movimentado do país, como em São Paulo ou no Rio de Janeiro.

A GOL possibilita que viajantes adicionem uma stopover em Brasília ou em São Paulo de até dois dias mesmo em voos nacionais.

Da mesma forma, viajantes podem fazer uma parada de até três dias em São Paulo ou Brasília ao viajar com a LATAM. A solicitação do serviço pode ser feita tanto antes quanto depois da compra das passagens aéreas. Ela pode ser feita no atendimento via WhatsApp da companhia aérea.

Leia também
Bagagem de mão: companhia aérea passa a cobrar para reservar espaço

A companhia aérea Condor, de origem alemã, passou a cobrar pela reserva de espaço destino…

Atenção, viajantes! Parque Nacional de Jericoacoara passará a cobrar ingressos

A partir de dezembro deste ano, no início da temporada de verão, visitar Jericoacoara vai…

Boa notícia! Declaração de bagagens internacionais fica mais fácil — confira mudanças

Declarar bagagens de uma viagem internacional ficou mais fácil para viajantes! A Receita Federal apresentou…