Gramado e cidades da Serra Gaúcha recebem bandeira vermelha e têm atividades restritas devido à COVID-19

O Governo do Rio Grande do Sul voltou a restringir as atividades turísticas de Gramado e outras cidades do complexo turístico da Serra Gaúcha. A decisão foi tomada no último sábado (13) em decorrência do aumento dos casos de coronavírus na região.

Em resposta a decisão, prefeitos passaram a última segunda-feira (15) tentando convencer o governador do estado, Eduardo Leite, a revisar os critérios utilizados para decretar os municípios da Serra como áreas de risco.

Conforme a classificação atual, as regiões da Serra Gaúcha, Santo Ângelo, Santa Maria e Uruguaiana receberam a bandeira vermelha, que representa grande risco de contaminação de COVID-19. Nesta terça-feira (16), o pedido de revisão será debatido pelo gabinete de crise do Rio Grande do Sul.

Além disso, os prefeitos da Fronteira Oeste também devem se reunir nesta terça-feira para analisar a possível resposta do gabinete de crise. Desse modo, poderão se preparar para agir conforme a decisão final sobre o isolamento social.

O infográfico com as bandeiras informado o risco de contágio pode ser acessado através deste link.

Como estão os casos de coronavírus na Serra?

A Serra Gaúcha é a região com maior número de casos, com 2.762 confirmações. O fator mais preocupante, porém, é o número de leitos hospitalares disponíveis para atender os infectados.

Com ocupação de 77,2% das Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), 149 pacientes estão sendo atendidos atualmente. Caxias do Sul, que faz parte da Serra, teve o maior crescimento de internações, chegando a um índice 173% maior apenas nas últimas duas semanas.

O que funciona em Gramado?

A partir da última segunda-feira (15), em Gramado, os restaurantes à la carte, prato feito e de Buffet sem self-service passam a funcionar com 50% de capacidade, apenas com delivery, retirada no balcão ou drive-thru.

As lanchonetes e padarias também devem operar com 50% dos trabalhadores, atuando nas mesmas modalidades de entrega dos restaurantes. O setor hoteleiro agora pode ocupar apenas 40% dos quartos.

Confira o decreto na íntegra neste link.

Leia também
Comissão aprova permissão para hotéis reduzirem a primeira diária em até três horas

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que reduz em até…

Azul e GOL anunciam fusão para criar gigante da aviação brasileira

A Azul e a GOL anunciaram acordo de fusão das companhias aéreas na última quarta-feira…

Bagagem de mão: companhia aérea passa a cobrar para reservar espaço

A companhia aérea Condor, de origem alemã, passou a cobrar pela reserva de espaço destino…

Sair da versão mobile