Atenção quem quer viajar para a Grécia: o governo do país está limitando o número de visitantes à Acrópole de Atenas, um dos pontos turísticos símbolo da nação. São permitidos 20 mil visitantes por dia, segundo a ministra da Cultura da Grécia, Lina Mendoni.
Um estudo da Organização Helênica de Desenvolvimento de Recursos Culturais, do governo grego, evidenciou que cerca de 23 mil pessoas visitam o atrativo. Embora o turismo seja benéfico para o país, assim como é para todos os outros, é preciso ter cuidado para não danificar monumentos históricos, de acordo com a ministra.
O limite de número de visitantes deve ser acompanhado por um limite no horário de visitação. Por exemplo, 3 mil pessoas devem acessar o local entre às 08h e 09h, enquanto 2 mil visitam das 09h às 10h.
A restrição da quantidade de visitantes por horário deve variar durante o dia, conforme a movimentação observada na cidade e nos pontos turísticos. Assim que determinada, no entanto, ela permanecerá válida até o fim do dia.
A limitação atualmente é apenas um teste, mas a medida deve passar a ser comum durante a alta temporada de verão no país.
A primeira restrição oficial está prevista para a partir do dia 1º de abril de 2024, alongando-se por todo o verão europeu. Outros monumentos históricos também devem implementar restrições de entrada nesse mesmo período.
Acrópole de Atenas
A Acrópole de Atenas é uma das mais famosas cidadelas antigas da Grécia, além de ser um dos principais sítios arqueológicos do mundo. Por isso, há uma grande preocupação do governo grego com a preservação desse patrimônio histórico e cultural.
Os principais prédios da cidadela são o Partenon, templo dedicado à deusa Atena Parthenos; o Erecteion, dedicado a várias divindades, como Atena Polias e Poseidon Erechtheus; e o Templo de Atena Nike, dedicado à deusa da vitória, a Atena Nike.
Há, ainda, um museu moderno da Acrópole, localizado nas proximidades do sítio arqueológico, guarda uma rica coleção de artefatos e esculturas produzidas durante o século 5 a.C.
Via: CNN.