A Grécia anunciou a reabertura de suas fronteiras! Brasileiros completamente vacinados ou recuperados da COVID-19 vão poder entrar no país depois de quase dois anos de restrições de entrada.
Os requisitos de viagem são similares a muitos outros países que atualmente aceitam turistas brasileiros.
É necessário apresentar o comprovante de vacinação contra a COVID-19 OU um comprovante de infecção pela doença para sinalizar a recuperação. Para isso, é preciso mostrar um teste de COVID com resultado positivo realizado há, pelo menos, três meses e no mínimo 30 dias antes da viagem.
Essa medida é semelhante a adotada por Aruba, que também permite a entrada de viajantes que já foram infectados pela COVID-19 e se recuperaram.
Outros requisitos são a apresentação de um teste RT-PCR, feito em até 72 horas antes da chegada ao país, ou de antígeno, feito em até 24 horas antes da aterrissagem, e o comprovante de contratação de um seguro de saúde contra a COVID-19. O teste deverá estar em grego, inglês, francês, alemão, espanhol ou russo. Português não é aceito.
Por fim, viajantes devem preencher um formulário online antes de viajarem. Um código QR, ou QR Code, será enviado ao e-mail utilizado no preenchimento e deverá ser apresentado no momento da chegada.
Ao preencherem o formulário, viajantes podem ser solicitados, de maneira aleatória, a fazer um teste de COVID-19 ao chegarem no país. Caso o resultado seja positivo, o turista deverá cumprir quarentena de cinco dias em uma hospedagem selecionada pelo governo grego ou no hotel da reserva caso ele seja de quatro ou cinco estrelas.
- Confira também: Pacotes para o Carnaval 2022 para curtir a folia
Na Grécia, os imunizantes Pfizer, Moderna, AstraZeneca, Janssen, Coronac, Sputnik, Covidencia, Sinopharm e Covaxin são considerados válidos. Ressalta-se que o comprovante de vacinação do ConecteSUS também é aceito pelas autoridades de saúde gregas. A última dose da vacina deve ter sido recebida há 14 dias.
Além disso, o nome no comprovante de vacinação deve ser o mesmo nome do passaporte para ser considerado válido. Ou seja, deve ser escrito da mesma maneira.
Via: UOL.