Um homem de 28 anos desapareceu no feriado do Dia da Independência no Pico Paraná, a montanha mais alta do estado com 1.877 metros.
Maicon William Batista foi resgatado após uma força-tarefa, a qual contava com o apoio do Corpo de Bombeiros, voluntários da Federação Paranaense de Montanhismo, Corpo de Socorro em Montanha, atletas amadores, brigadistas e radioamadores da Defesa Civil, ter vasculhado o local e realizado técnicas de chamamento.
Ele foi encontrado em um estado debilitado e com um ferimento na cabeça. Maicon sobreviveu os seis dias tomando água de rio e comendo barras de cereais e frutas que levou consigo.
Durante a descida do Pico Paraná, o jovem caiu no Vale do Cacatu e não conseguiu deixar o local. Ele subia a montanha com um grupo de amigas quando se separou e sofreu a queda, permanecendo desacordado. Também estava de noite e chovendo no dia. Ele não possui com trilhas.
- Confira ainda: Pacote Dubai 2023 a partir de R$ 1.999 por pessoa!
Maicon foi levado para o Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba, com ferimentos e suspeita de fratura no rosto. A operação para tirá-lo do vale durou cerca de cinco horas. Ele se encontra em condição estável.
Recomendação dos bombeiros para aventureiros
Os bombeiros que resgataram o jovem afirmam que a complexidade da trilha no Pico Paraná é alta e somente é recomendada para pessoas com experiência em escalada, trilha e montanhismo. Equipamentos e roupas adequadas devem ser utilizados para garantir a segurança, além de muito preparo físico.
Os bombeiros também recomendam sempre levar um celular carregado para que seja utilizado em situações de emergência.
Via: G1.