A Serra Gaúcha voltou a ser aberta para os turistas!
Após permanecer mais uma semana fechada devido ao aumento repentino de casos de COVID-19, a região retornou para a classificação de bandeira laranja, que, no contexto da pandemia, corresponde ao risco médio.
O anúncio foi feito no último sábado (20) pelo Governo do Estado. O comércio e os restaurantes reabriram na última terça-feira (23). Os hotéis receberam permissão para funcionar com capacidade reduzida. As casas noturnas, bares e pubs, no entanto, permanecem fechadas.
A reabertura se deu por conta da adição de oitos leitos temporários de UTI exclusivos para pacientes com COVID-19 no Hospital Arcanjo São Miguel, em Gramado, e investimentos no Hospital de Caridade de Canela (HCC) em atendimentos de média complexidade. O Hospital prevê a habilitação de cinco leitos temporários de UTI para casos de COVID-19.
- Veja também: Pacotes Réveillon 2021 CVC
Ainda assim, os prefeitos alertam a população e os possíveis visitantes para continuar com as medidas preventivas e agir com cautela para evitar novas contaminações.
Microrregião própria
O prefeito de Gramado sugeriu a criação, por parte do Governo do Estado, de uma microrregião com Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Nova Petrópolis e Picada Café. Este grupo teria uma designação própria devido à sua alta atividade turística. Assim, eles não seriam enquadrados na macrorregião da Serra Gaúcha.
“De qualquer modo, seguimos permanentemente em vigília porque queremos acompanhar todos os movimentos da macrorregião, a fim de que eventos ocorridos em outras cidades não atinjam Gramado novamente”, assegura o prefeito.
O que está aberto em Gramado e Canela?
Desde a última segunda-feira (22), os hotéis e as pousadas estão atuando com até 70% de capacidade. Os parques temáticos podem funcionar com somente 50% da capacidade enquanto as reservas naturais, jardins botânicos e zoológicos atendem apenas 25% da capacidade de visitação.