Um iceberg maior que a cidade do Rio de Janeiro se desprendeu da Antártica, causando grande euforia na comunidade científica. O iceberg possui 1.270 km² enquanto a Cidade Maravilhosa possui 1.255 km².
- VIU ISSO?! Fantástico! Pacote de viagem Las Vegas 2022 – 2023 (aéreo + 10 diárias) a partir de R$ 1.490 por pessoa!
A instituição Halley, da British Antarctic Survey (BAS), dedicada à pesquisa na região gélida analisa o desprendimento. Desde 2017, a estação atua com capacidade reduzida em razão dos riscos proporcionados por eventos como esse. As informações captadas pela BAS são transmitidas por aparelhos de GPS à agência de Cambridge, na Inglaterra.
O último desprendimento dessa proporção na região de Brunt aconteceu no começo dos anos 1970.
- Leia também! ITA Transportes Aéreos: 40 cidades se beneficiarão da integração dos serviços aéreo e rodoviário em Confins
Acompanhamento do desprendimento
Especialistas devem analisar imagens de satélite do desprendimento para verificar se há instabilidade perto da estação.
O cientista que tem acompanhado as imagens de satélite de Brunt nas últimas semanas, o professor Adrian Luckman da Universidade de Swansea, nos Países Baixos, previu o rompimento do iceberg.
Três longas fissuras estavam se desenvolvendo no sistema da plataforma Brunt durante os últimos cinco anos, então, ele já previa que algo grandioso aconteceria em breve. Somente o tempo poderá dizer se esse deslocamento fará com que mais blocos de gelo se quebrem.
O Centro Nacional de Gelo dos Estados Unidos vai batizar o novo iceberg. Por estar no mesmo quadrante Antártico em que o A68, um iceberg ainda maior que se desprendeu na região de Larsen C, o nome provavelmente começará com a letra “A”.
Tem a ver com as mudanças climáticas?
Desprendimentos como este são eventos naturais comuns, não atribuído às mudanças climáticas. O rompimento de icebergs acontece quando uma plataforma “busca” manter o seu equilíbrio. Assim, é uma forma de equilibrar a massa de neve acumulada e a entrada de gelo a partir de glaciares por terra.
- Veja também: Espetacular! Pacote de viagem Orlando 2022 – 2023 (aéreo + 10 diárias) a partir de R$ 1.990 por pessoa!
Cientistas indicam que a região de Brunt não sofre ações da mudança climática. Ela, na verdade, chegou à sua maior extensão no último século, fator que favorece deslocamentos grandiosos.
Os cientistas consideram o fenômeno “espetacular” porque significa que a natureza está agindo sem interferência das mudanças do clima e da ação humana. Além disso, o deslocamento de um iceberg dessa extensão é raro.
O professor Stef Lhermitte, da Universidade de Tecnologia de Delft, situada na Holanda, publicou um vídeo sobre o acontecimento em sua página do Twitter.
MODIS Aqua 🛰️ timelapse of Brunt ice shelf 🇦🇶 shows that iceberg #A74 is on the move @BAS_News @BBCAmos pic.twitter.com/u4o6vKjwVE
— Stef Lhermitte (@StefLhermitte) February 26, 2021
Via: G1.