Ilha do Mel passará a cobrar ingresso assim como faz Fernando de Noronha

ilha do mel

A Ilha do Mel, um dos destinos turísticos mais famosos do Paraná, passará a cobrar ingressos de visitantes! Além disso, o acesso diário passará a ser de 11 mil pessoas, entre moradores e turistas, em vez de 5.000 pessoas.

Ambas as medidas serão implementadas nos próximos meses. Elas são o resultado de um novo marco regulatório aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e proposto pelo governo do Estado.

Cobrança de ingressos na Ilha do Mel

Assim como acontece em Fernando de Noronha, arquipélago paradisíaco de Pernambuco, o valor arrecado com os ingressos será destinado para melhorias locais, como revitalização da infraestrutura e conservação do meio ambiente.

A cobrança de ingressos está alinhada com o propósito do novo marco regulatório de promover o desenvolvimento sustentável na região. Entre os objetivos definidos estão a preservação da cultura local, melhorias no saneamento básico e ocupação do solo.

Além de Noronha, essa medida já ocorre em Bombinhas, em Santa Catarina, e Jericoacoara, no Ceará.

A cobrança de ingressos para visitar a Ilha do Mel ainda precisa ser regulamentada pelo Instituto Água e Terra (IAT), o que deve ocorrer nos próximos 180 dias.

Não foi revelado como funcionará a cobrança. Em Fernando de Noronha, por exemplo, o valor da taxa depende dos dias de estadia no destino. O pagamento é feito pela internet antes do viajante embarcar para a viagem.

Limite na capacidade de visitação

Foto: Priscila Forone.

Futuramente, a Ilha do Mel comportará 11 mil pessoas, incluindo moradores. O controle da capacidade de visitação visa garantir o suporte e a preservação ambiental do atrativo turístico.

Da mesma forma, a limitação tem como objetivo respeitar os limites relacionados às moradias de quem vive na ilha, recursos hídricos, energéticos e de abastecimento alimentar.

Nos próximos anos, a administração da Ilha do Mel também pretende focar na redução, reutilização e reciclagem de resíduos sólidos, visando preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida na ilha.

Via: JB Litoral.

Leia também
Novas regras de diárias em hotéis entram em vigor no Brasil

Quem tem viagem marcada precisa ficar atento. Entraram em vigor novas regras que padronizam o…

Greves na Europa podem afetar voos no Natal e Ano Novo; veja países e datas

Quem tem viagem marcada para a Europa no fim de 2025 precisa ficar atento. Greves…

Aeroporto do Galeão será leiloado novamente em 2026; entenda o que muda

O Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão – GIG), no Rio de Janeiro, deverá passar por…

Sair da versão mobile