Instituto Inhotim inaugra galeria dedicada a obras de Yayoi Kusama

O Instituto Inhotim, em Bumadinho (MG), homenageará a artista japonesa Yayoi Kusama em uma galeria permanente. Este é o 20º espaço do tipo do centro de arte contemporânea.

Galeria Yayoi Kusama

A partir do dia 16 de julho, amantes das artes e curiosos poderão conhecer a galeria imersiva da artista plástica. As obras de Yayoi Kusama são produzidas, primariamente, com esculturas, luzes e instalações. Elas são vibrantes e modernas, incorporando uma variedade de estilos e referências a elementos da cultura pop.

As suas obras possuem um tom melancólico e reflexivo, uma vez que são resultados das experiências da artista com experiências delicadas, como abuso infantil, trauma e repressão. Questões de saúde mental também são retratados nas obras de Yayoi.

Com quase 1.500 metros quadrados, a Galeria Yayoi Kusama ficará no Eixo Laranja, perto da Galeria Cosmococa.

As obras

No Instituto Inhotim, visitantes poderão passear pela obra ‘Aftermath of Obliteration of Eternity’, criada pela artista em seu 80º aniversário. Formada por espelhos e lanternas, a obra ocupa uma sala inteira.

À medida que o indivíduo se afasta da instalação, a ilusão de continuidade proporcionada pelas luzes e superfícies refletoras desaparece.

A proposta é que o indivíduo seja teletransportado para um mundo imerso em reflexões sobre a finitude da vida. Afinal, a tradução do nome da obra é algo como “consequências da obliteração da eternidade”.

Aftermath of Obliteration of Eternity – Foto: Reprodução.

A outra instalação, que também ocupa um espaço próprio, é chamada ‘I’m Here, But Nothing’, ou ‘Estou Aqui, Mas Não Resta Nada’. Nela, uma mescla de luz negra com pontinhos coloridos iluminam o cenário de uma sala de estar. Os móveis — sofá, TV, mesa, cadeiras, tapetes, etc. — são cobertos de pontinhos coloridos.

Quando criança, Yayoi costumava ter alucinações. Entre elas, estavam pontinhos coloridos. Nesta obra, portanto, a artista tenta passar o que ela via com os próprios olhos aos visitantes.

I’m Here, But Nothing – Foto: Reprodução.

Para apreciar as obras com os próprios olhos, interessados podem visitar o Instituto Inhotim, um ponto turístico indispensável de Brumadinho, de terça a sexta-feira das 9h30 às 16h30. Nos finais de semana e feriado, o horário de funcionamento é das 9h30 às 17h30.

A entrada inteira é R$ 50, enquanto a meia-entrada é R$ 25. Estudantes, pessoas acima de 60 anos e parceiros do instituto têm direito ao benefício. Mais informações no site oficial do centro de artes.

Via: Viagem e Turismo.

Leia também
Atenção, viajantes! Parque Nacional de Jericoacoara passará a cobrar ingressos

A partir de dezembro deste ano, no início da temporada de verão, visitar Jericoacoara vai…

Boa notícia! Declaração de bagagens internacionais fica mais fácil — confira mudanças

Declarar bagagens de uma viagem internacional ficou mais fácil para viajantes! A Receita Federal apresentou…

Gene do Wanderlust: vontade incontrolável de viajar pode ser herança genética

A vontade de viajar pode não ser somente uma preferência ou desejo pessoal. Essa necessidade…

Sair da versão mobile