Um iPhone saiu ileso de uma queda de 5 mil metros de altura de um avião em movimento. O caso bizarro aconteceu na cidade de Portland, no estado norte-americano de Oregon, em um voo da Alaska Airlines.
Na última sexta-feira (05), o painel da fuselagem se soltou do avião, ocasionando uma descompressão repentina da cabine de passageiros. Nesse momento, uma das portas da aeronave que executava o voo 1282 da Alaska Airlines também se soltou. Foi então que o iPhone caiu.
O smartphone foi encontrado próximo à uma rodovia em perfeitas condições pelo designer de jogos Sean Bates enquanto ele caminhava pelas redondezas. O aparelho carregava antes de despencar da aeronave, então o único dano notado foi no cabo de carregamento que ainda estava conectado ao iPhone.
Sean tirou uma foto do celular da Apple e postou a sua descoberta nas redes sociais em um vídeo divertido. A tela do aparelho ainda mostrava um e-mail com o recibo de bagagem despachada da companhia aérea. O iPhone também estava com uma capinha de proteção.
A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) iniciou uma investigação sobre o ocorrido. Enquanto isso, as decolagens de 171 aeronaves do modelo Boeing 737 Max 9 precisaram ser suspensas.
Uma passageira registrou o avião em movimento sem a porta até o momento do pouso de emergência.
@strawberr.vy Girls’ trip turned into emergency landing trip… #alaska #alaskaair ♬ original sound – vy 🍓
Como o iPhone sobreviveu a queda?
Um objeto em queda eventualmente atinge a velocidade terminal. É a velocidade máxima atingida durante a movimentação por um fluido (gás ou líquido) no momento em que a força resultante se torna nula.
Basicamente, um celular pode cair até uma determinada velocidade e, dependendo da superfície com a qual ele colide, pode sofrer danos mínimos. O fato do iPhone não ter caído no concreto ajudou a reduzir os danos.
Via: The Verge e Techmundo.