O Departamento de Estado dos Estados Unidos vai prorrogar indefinidamente a dispensa de entrevistas presenciais para solicitantes de vistos de baixo risco.
Isto é, vistos de não imigração, como é o caso dos vistos de turismo e trabalho. Vistos de trabalho temporário também estão sujeitos à dispensa, mas depende do perfil do viajante.
A isenção de entrevistas presenciais em entidades consulares dos EUA foi determinada como uma medida temporária para reduzir as longas filas de espera para emissão de vistos. O seu encerramento estava previsto para o dia 31 de dezembro, mas o governo norte-americano decidiu prorrogá-la.
As entrevistas presenciais somente não são necessárias para quem precisa renovar um visto. Para quem está solicitando um visto para viajar aos Estados Unidos pela primeira vez, é necessário passar pelo procedimento completo. Além disso, a isenção é voltada para vistos expirados há menos de 48 meses.
A partir do dia 1º de janeiro, então, funcionários consulares terão a autoridade para dispensar a exigência de entrevistas para certos requerentes.
A prorrogação, por enquanto, não possui data para acabar, mas a medida pode ser encerrada a qualquer momento, segundo o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA.
Processo mais rápido e ágil
O Departamento de Estado emitiu, entre o mês de outubro de 2022 e setembro de 2023, mais de 10,4 milhões de vistos de não imigrante em todo o mundo. Esse número se deve, em parte, à isenção de entrevistas presenciais para casos de renovação.
Ao estender a prorrogação, o governo evita uma perda de 64 milhões de visitantes e de US$ 215 bilhões em gastos nos próximos 10 anos (tempo de validade do visto de turismo), segundo estimativas da U.S. Travel, operadora de turismo com foco nos Estados Unidos.
Para 2024, os EUA esperam receber 2,2 milhões de visitantes adicionais, os quais poderiam ter sido perdidos sem a prorrogação da isenção de entrevistas presenciais, o que torna o processo mais longo, demorado e desagradável.
Afinal, muitos viajantes precisam se deslocar para as unidades consulares – consulados e embaixadas – para realizar a entrevista.
Via: Mercado & Eventos.