LATAM começa a usar inteligência artificial para aperfeiçoar operações em solo

A LATAM começou a usar uma tecnologia de inteligência artificial para monitorar parte de suas operações em aeroportos brasileiros. O primeiro aeródromo a receber a tecnologia foi o Aeroporto Int. de Guarulhos, em São Paulo.

Inteligência artificial voltada para o monitoramento

Com o uso de câmeras, a inteligência artificial mensura a pontualidade, qualidade e eficiência do trabalho de solo da LATAM. Assim que uma aeronave da cia é detectada na pista, o sistema de monitoramento passa a acompanhar toda a atividade de solo, desde o momento do desembarque de passageiros e abastecimento da aeronave até a próxima decolagem. Todo o monitoramento é feito em tempo real.

Os dados coletados nesses momentos vão ajudar a reduzir o tempo médio de aeronaves paradas nas pistas, agilizando os serviços da companhia aérea.

O monitoramento vai, ainda, fornecer algumas métricas operacionais que poderão ser utilizadas como metas para aperfeiçoar etapas do trabalho executado em solo. Algumas delas são a previsão dos horários de decolagem, tempo de uso do portão, estado das pontes de embarque (fingers) e tempo de conexão da unidade de fornecimento de energia terrestre.

A nova tecnologia foi desenvolvida e testada ao longo de 12 meses pelo LATAM Labs, núcleo de inovação da empresa aérea, em parceria com a empresa Synaptic Sviation, a qual desenvolve softwares para companhias aéreas e aeroportos.

Via: Tecmundo.

Leia também
Aeroporto de Porto Alegre deve permanecer fechado até setembro; venda de passagens estão suspensas

O Aeroporto Int. Salgado Filho, em Porto Alegre, deve permanecer fechado até o mês de…

Lei Joca: câmara aprova projeto que permite transporte de pets na cabine do avião

Em breve, se tudo correr bem, pets de todos os portes poderão ser transportados na…

Beto Carrero World dá cortesia para quem fizer doações para o Rio Grande do Sul

O Beto Carrero World iniciou uma campanha solidária de arrecadação de donativos para ajudar as…