LATAM começa a usar inteligência artificial para aperfeiçoar operações em solo
A LATAM começou a usar uma tecnologia de inteligência artificial para monitorar parte de suas operações em aeroportos brasileiros. O primeiro aeródromo a receber a tecnologia foi o Aeroporto Int. de Guarulhos, em São Paulo.
Inteligência artificial voltada para o monitoramento
Com o uso de câmeras, a inteligência artificial mensura a pontualidade, qualidade e eficiência do trabalho de solo da LATAM. Assim que uma aeronave da cia é detectada na pista, o sistema de monitoramento passa a acompanhar toda a atividade de solo, desde o momento do desembarque de passageiros e abastecimento da aeronave até a próxima decolagem. Todo o monitoramento é feito em tempo real.
Os dados coletados nesses momentos vão ajudar a reduzir o tempo médio de aeronaves paradas nas pistas, agilizando os serviços da companhia aérea.
O monitoramento vai, ainda, fornecer algumas métricas operacionais que poderão ser utilizadas como metas para aperfeiçoar etapas do trabalho executado em solo. Algumas delas são a previsão dos horários de decolagem, tempo de uso do portão, estado das pontes de embarque (fingers) e tempo de conexão da unidade de fornecimento de energia terrestre.
A nova tecnologia foi desenvolvida e testada ao longo de 12 meses pelo LATAM Labs, núcleo de inovação da empresa aérea, em parceria com a empresa Synaptic Sviation, a qual desenvolve softwares para companhias aéreas e aeroportos.
Via: Tecmundo.