A LATAM vai receber um avião movido a um combustível menos poluente, chamado Combustível Sustentável de Aviação, ou SAF.
O 18º dos 31 jatos Airbus A320neo adquiridos pela LATAM chegará neste mês de julho, pronto para voar com combustível sustentável, produzido pela TotalEnergies. A aeronave não passará por nenhuma modificação ao ser recebida pela LATAM.
Até 2030, a companhia aérea planeja ter, pelo menos, 5% das suas operações realizadas com o combustível sustentável. Este porcentual equivale a 300 milhões de litros de combustível. O objetivo final da cia é, no entanto, alcançar a neutralidade de carbono em 2050.
No Brasil, o SAF é produzido a partir de resíduos de cana-de-açúcar e plantações de eucalipto, gases de combustão, sebo de vaca e óleo de cozinha usado. Atualmente, o Brasil produz 1/3 do SAF disponível no mundo.
Este tipo de combustível possui a capacidade de reduzir até 75% das emissões de CO2. Por conta disso, é uma das soluções viáveis para a descarbonização do segmento de aviação comercial.
A utilização do SAF não exige alterações na aeronave ou no motor. O combustível também não afeta a operação ou a manutenção da aeronave. Esta é uma vantagem para as companhias aéreas que atualmente buscam a sustentabilidade.
Via: AEROIN.