Lençóis, na Chapada Diamantina, reabre em outubro com exigência de teste da COVID-19

Lençóis, na Chapada Diamantina (BA), deverá reabrir no dia 1º de outubro, na próxima quinta-feira. O município tinha anunciado uma possível abertura para o dia 1º de setembro, mas acabou adiando a retomada do turismo. Ele é o principal destino turístico da região, sendo ideal para os amantes da natureza.

A notícia foi anunciada pela Prefeitura de Lençóis na última sexta-feira (25), juntamente com as normas as quais devem ser seguidas para a reabertura gradual e monitorada do turismo. Para que possam operar neste período, os estabelecimentos do segmento e do comércio deverão passar por uma vistoria da Vigilância Sanitária e Epidemiológica local.

Exigências para visitar Lençóis

Primeiramente, é necessário apresentar um exame com resultado negativo para a COVID-19, feito nas últimas 72 horas antes da viagem, na barreira sanitária logo na entrada da cidade. Serão aceitos os exames RT-PCR, sorologia ou teste rápido.

Viajantes que optarem por fazer o trajeto até Lençóis de ônibus deverão apresentar o exame na rodoviária da cidade. Vale ressaltar que os voos comerciais continuam suspensos no destino.

Também será aceito laudo comprovando que houve contaminação da COVID-19, porém, ele deve ter o prazo de três meses antecedentes à viagem para ser válido.

Medidas previstas no decreto

Outras medidas voltadas para os turistas e estabelecimentos do segmento do turismo são:

  • Medição de temperatura de turistas na barreira sanitária e nos estabelecimentos de hospedagem;
  • Apresentação de comprovante de reserva em acomodação local e autorizada a funcionar durante a pandemia;
  • Uso obrigatório de máscara em todos os ambientes, sendo os poços e cachoeiras as únicas exceções. Os turistas devem usar as máscaras nas trilhas também;
  • Visitação permitida aos parques municipais e atrativos do município de Lençóis. Em contrapartida, a visitação ao Parque Nacional da Chapada Diamantina continua restrita pelo ICMBio;
  • Ocupação de 50% dos hotéis, pousadas e outros meios de hospedagem;
  • Distanciamento das mesas nos restaurantes, bares, lanchonetes e outros empreendimentos; e
  • Disponibilização de álcool em gel.

Acesse mais informações sobre o combate à COVID-19 no destino clicando aqui. Uma lista com os meios de hospedagens vistoriados e autorizados a funcionar pela Prefeitura deverá ser divulgado no site nos próximos dias.

Via: Correio 24 Horas.

Leia também
iFood e Decolar se unem e agora seus pedidos viram pontos para viajar

iFood e Decolar lançam uma parceria que transforma seus pedidos em pontos para viajar Se…

Air Transat inaugura voos diretos do Brasil para o Canadá a partir de fevereiro de 2026

A Air Transat, uma das maiores companhias aéreas de lazer do Canadá, recebeu autorização da…

Brasil entra no Top 10 dos destinos mais desejados do mundo no Wanderlust 2025

Reconhecimento internacional reforça o crescimento do turismo de natureza e experiências no país. Informações essenciais…