Lençóis, na Chapada Diamantina, reabre em outubro com exigência de teste da COVID-19
Lençóis, na Chapada Diamantina (BA), deverá reabrir no dia 1º de outubro, na próxima quinta-feira. O município tinha anunciado uma possível abertura para o dia 1º de setembro, mas acabou adiando a retomada do turismo. Ele é o principal destino turístico da região, sendo ideal para os amantes da natureza.
A notícia foi anunciada pela Prefeitura de Lençóis na última sexta-feira (25), juntamente com as normas as quais devem ser seguidas para a reabertura gradual e monitorada do turismo. Para que possam operar neste período, os estabelecimentos do segmento e do comércio deverão passar por uma vistoria da Vigilância Sanitária e Epidemiológica local.
Exigências para visitar Lençóis
Primeiramente, é necessário apresentar um exame com resultado negativo para a COVID-19, feito nas últimas 72 horas antes da viagem, na barreira sanitária logo na entrada da cidade. Serão aceitos os exames RT-PCR, sorologia ou teste rápido.
Viajantes que optarem por fazer o trajeto até Lençóis de ônibus deverão apresentar o exame na rodoviária da cidade. Vale ressaltar que os voos comerciais continuam suspensos no destino.
Também será aceito laudo comprovando que houve contaminação da COVID-19, porém, ele deve ter o prazo de três meses antecedentes à viagem para ser válido.
Medidas previstas no decreto
Outras medidas voltadas para os turistas e estabelecimentos do segmento do turismo são:
- Medição de temperatura de turistas na barreira sanitária e nos estabelecimentos de hospedagem;
- Apresentação de comprovante de reserva em acomodação local e autorizada a funcionar durante a pandemia;
- Uso obrigatório de máscara em todos os ambientes, sendo os poços e cachoeiras as únicas exceções. Os turistas devem usar as máscaras nas trilhas também;
- Visitação permitida aos parques municipais e atrativos do município de Lençóis. Em contrapartida, a visitação ao Parque Nacional da Chapada Diamantina continua restrita pelo ICMBio;
- Ocupação de 50% dos hotéis, pousadas e outros meios de hospedagem;
- Distanciamento das mesas nos restaurantes, bares, lanchonetes e outros empreendimentos; e
- Disponibilização de álcool em gel.
Acesse mais informações sobre o combate à COVID-19 no destino clicando aqui. Uma lista com os meios de hospedagens vistoriados e autorizados a funcionar pela Prefeitura deverá ser divulgado no site nos próximos dias.
Via: Correio 24 Horas.