Lojas Americanas arcará com custos de dois voos da LATAM que transportarão 15 milhões de máscaras para o Brasil

O Ministério da Infraestrutura anunciou na última sexta-feira (17) que conseguiu uma parceria com a Lojas Americanas para custear o frete de dois voos da Latam, os quais transportarão 53 toneladas de máscaras cirúrgicas ou 15 milhões de unidades, para o país.

Esta iniciativa é parte de uma operação especial que visa trazer da China a totalidade de 960 toneladas de máscaras compradas pelo Ministério da Saúde.

As duas aeronaves Boeing 777 da Latam devem decolar neste domingo (19) de Guangzhou, na China, e chegar ao Aeroporto Internacional de Guarulhos na terça-feira que vem (21). Durante o trajeto, está prevista uma escala em Doha, no Catar. Serão necessários 40 voos para trazer toda a carga ao Brasil e fazer a distribuição pelos estados.

O Ministério da Infraestrutura desenvolveu um plano de logística e distribuição, em apoio ao Ministério da Saúde, para enfrentar a pandemia. Este plano conta com ações para garantir a agilidade no transporte de materiais importados, nos processos aduaneiros dos aeroportos e na distribuição dos equipamentos.

Neste contexto, até o mês de maio, 11 voos, fretados pela Vale, devem chegar ao país com EPIs e kits de testes rápidos do novo coronavírus, os quais foram doados ao Governo Federal. As melhores rotas e países para as escalas dos voos estão sendo estudadas, em conjunto com o Itamaraty.

Os Boeing 777 da Latam são normalmente usados para transportar passageiros, mas, devido à necessidade de transportar materiais, eles passarão por uma adaptação para que a carga seja colocada também na cabine, não somente no porão. Para viabilizar uma resposta rápida à pandemia, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) permitiu o transporte de carga aérea na cabine de passageiros através da edição de uma resolução.

Por conta disso, aviões que se encontram fora de utilização poderão ser usados para transportar cargas. Esta autorização, no entanto, é temporária e se dá em caráter excepcional, desde que as diretrizes de segurança exigidas pela ANAC sejam seguidas.

Leia também
Um em cada três turistas estrangeiros que visitaram o Brasil em 2025 veio da Argentina

O Brasil fechou 2025 com um recorde histórico no turismo internacional, mas um dado específico…

Guinness reconhece Réveillon do Rio como o maior do mundo

O Réveillon realizado no Rio de Janeiro foi oficialmente reconhecido pelo Guinness World Records como…

Vai ficar mais turbulento voar? O que estudos projetam até 2050

Turbulências aéreas, especialmente aquelas que surgem sem aviso prévio e sem nuvens visíveis, podem se…

Sair da versão mobile