Alguns destinos turísticos despertam uma sensação de incredulidade quando visitamos, seja presencialmente ou virtualmente. Despertam pensamentos do tipo “não acredito que isso existe” devido à tamanha beleza ou estranheza. Pensando nisso, juntamos em uma lista 10 destinos turísticos de tirar o fôlego!
Lago Baikal, Rússia
O Lago Baikal, localizado no sul da Sibéria, na Rússia oriental, é detentor de diversos títulos: o maior lago de água doce (636 de comprimento e 80 km de larguta), o mais antigo (25 milhões de ano) e o mais profundo (1.680 metros de profundidade) do mundo. A água congela e forma pedaços de gelo turquesa, criando uma espécie de fortaleza congelada. Entre dezembro e fevereiro, a temperatura pode chegar a – 19 graus Celsius.
- Confira ainda: 6 jeitos diferentes de fazer turismo em 2021
Grande Fonte Prismática, Estados Unidos
Localizada no Parque Nacional de Yellowstone, é a maior fonte termal do país e a terceira maior do mundo. Ela foi documentada em 1871 por geólogos que trabalhavam na região. A coloração cativante dessa fonte certamente irá deslumbrá-lo. As cores resultam dos tapetes microbianos existentes em águas ricas em minerais.
Por conta disso, a coloração pode mudar de cor de acordo com as estações do ano! No inverno, o verde escuro é o tom predominante enquanto que no verão a fonte é colorida por tonalidades laranja e vermelho.
Porta para o inferno, Turcomenistão
Este nome impactante é o apelido popular da Cratera de Darvasa, ou Cratera de Darvaz, cujas chamas queimam desde 1971. Em virtude dos depósitos de gás natural do deserto de Karakum, é capaz de manter o fogo vivo e ainda exalar um forte cheiro de enxofre. Lava também é encontrada no interior da cratera. Em outras palavras, não haveria outro apelido capaz de descrever essa criação da natureza.
Túnel do amor, Ucrânia
Este local mágico possui a habilidade de roubar o coração dos turistas! Situado na pequena cidade de Klevan, o Túnel do Amor possui sete quilômetros de extensão. A sua popularidade é alimentada por uma crença popular que diz que, ao atravessar o túnel de mãos dados, casais apaixonados receberão uma prova que seu amor é, de fato, verdadeiro. A paisagem poderia facilmente ser o cenário de um filme de princesas da Disney.
Geleira de Mendenhall, Alaska
Outro local gelado cuja existência é inacreditável situa-se no Alaska. Esta geleira abriga dezenas de cavernas formadas por gelo cristalino. O gelo se forma todos os anos nas estações mais frias do ano. Por ser uma atração turística efêmera, as agências de turismo locais percorrem o perímetro da geleira para identificar onde as cavernas se formaram. Assim, é recomendado visitar o destino através de guias e tours.
Praia vermelha, China
A praia vermelha de Panjin também parece ter saído de um conto de fadas. Esse destino espetacular é formado por algas avermelhadas. É considerada uma área de proteção ambiental pelo governo chinês. Por isso, nem toda extensão da praia está disponível para visitação. No entanto, a área destinada aos passeios turísticos já é o suficiente para encantar qualquer um! Os melhores períodos para visitação são a primavera e o verão chinês.
Mina de Naica, México
O México é recheado de destinos misteriosos, não é? Em Naica, no município de Saucillo, fica está mina de laboração cheia de cristais de selenita. Apesar das principais matérias extraídas no local serem o chumbo, o zinco e a prata, a mina contém diversas cavernas com esses cristais. Alguns deles chegam a ter 11 metros de comprimento e quatro metros de diâmetro.
Grutas de mármore, Patagônia chilena
Originadas a partir de milhões de anos de ação da erosão, as grutas de mármore deslumbram os aventureiros que visitam a Patagônia chilena. Apresentam uma coloração impressionante que mistura tons de branco, azul claro e rosa. Para conhecê-las, é preciso se deslocar até o Lago General Carrera, segundo maior lago da América do Sul.
Campos de Lavanda, França
Os campos de lavanda franceses compõem uma paisagem natural incrível, a qual pode ser observada em diversos destinos do país. Provence, Gorges du Vedon e Plateau de Valensole são algumas dessas localidades. Entretanto, na Abadia de Sénanque, além dos campos de lavanda, é possível visitar um museu dedicado inteiramente à planta. Até hoje, a Abadia é habitada por monges cistercianos, por isso, vale lembrar que o silêncio é apreciado.
Montanhas Tianzi, China
As montanhas Tianzi são espetaculares! Localizadas em Hunan, essas montanhas de formação atípica foram esculpidas naturalmente ao longo de 300 milhões de anos. A área total de revelo ondulante possui 5.400 hectares.
Para passear entre essa verdadeira obra prima da natureza, os visitantes caminham por plataformas de vidro e de madeira. Uma delas foi construída em um dos pilares de arenito a 400 metros de altura. Uma caminhada interessante para os mais aventureiros.
Lago Hillier, Austrália
O lago Hillier é um lago salino de coloração rosada da chamada Ilha do Meio, no arquipélago Recherche. Diversos micro-organismos são os responsáveis pela tonalidade diferente do lago, que resulta em fotografias fantásticas. Por se tratar de uma área protegida, o acesso à Ilha do Meio é restrito. No entanto, os turistas podem observar o lago Hillier do alto através de passeios cênicos aéreos.