Machu Picchu volta a receber turistas

Machu Picchu, o sítio arqueológico peruano que atrai milhares de viajantes todos os anos, já está aberto para turistas. No dia 21 de janeiro, o atrativo precisou ser fechado por tempo indeterminado em razão dos protestos políticos no país.

O comunicado foi feito pelo Ministério da Cultura do Peru. A partir desta quarta-feira (15), o atrativo turístico voltou a funcionar nos mesmos horários e condições de antes do fechamento temporário.

Aliás, a empresa PeruRail, que faz a rota Ollantaytambo-Machu Picchu, está operando quatro viagens diárias para promover a movimentação turística na região. A frequência de viagens continuará alta até o próximo domingo (19).

A decisão do governo peruano é motivada pela necessidade de promover o diálogo e a paz no país, além de retomar a atividade cultural, turística e econômica de Cusco, que tem sofrido com a dificuldade de locomoção até o destino.

Fechamento temporário de Machu Picchu

No dia 8 de fevereiro, o serviço ferroviário para a atração turística mais famosa do Peru voltou a operar de maneira pontual para transportar um grupo de passageiros que desejava retornar a Cusco, sobretudo, para vender vegetais. Alguns turistas aproveitaram o transporte para visitar o local.

A região sofreu com a escassez de itens de necessidade básica, como alimentos, medicamentos e produtos de higiene, devido à suspensão das viagens ao destino em meio à crise política no Peru. Um único trem fazia o transporte de produtos e profissionais de saúde em um trajeto de uma hora e meia a partir da cidade de Ollantaytambo.

Nos dias seguintes, duas viagens ferroviárias, uma de manhã e uma à noite, passaram a ser operadas para a cidade de Machu Picchu e Cusco para abastecer os locais prejudicados pela crise. De acordo com o Ministério do Comércio e Turismo do país, o setor turístico perdeu US$ 6,2 milhões por dia nos últimos meses em razão do clima político do Peru.

Via: UOL e Governo do Peru.

Leia também
Lei Joca: câmara aprova projeto que permite transporte de pets na cabine do avião

Em breve, se tudo correr bem, pets de todos os portes poderão ser transportados na…

Beto Carrero World dá cortesia para quem fizer doações para o Rio Grande do Sul

O Beto Carrero World iniciou uma campanha solidária de arrecadação de donativos para ajudar as…

Azul cria fundo social humanitário para ajudar as vítimas das enchentes no RS

A Azul criou, em parceria com a Associação Voar, Fundo Social Humanitário para ajudar as…