Machu Picchu volta a receber turistas

Machu Picchu, o sítio arqueológico peruano que atrai milhares de viajantes todos os anos, já está aberto para turistas. No dia 21 de janeiro, o atrativo precisou ser fechado por tempo indeterminado em razão dos protestos políticos no país.

O comunicado foi feito pelo Ministério da Cultura do Peru. A partir desta quarta-feira (15), o atrativo turístico voltou a funcionar nos mesmos horários e condições de antes do fechamento temporário.

Aliás, a empresa PeruRail, que faz a rota Ollantaytambo-Machu Picchu, está operando quatro viagens diárias para promover a movimentação turística na região. A frequência de viagens continuará alta até o próximo domingo (19).

A decisão do governo peruano é motivada pela necessidade de promover o diálogo e a paz no país, além de retomar a atividade cultural, turística e econômica de Cusco, que tem sofrido com a dificuldade de locomoção até o destino.

Fechamento temporário de Machu Picchu

No dia 8 de fevereiro, o serviço ferroviário para a atração turística mais famosa do Peru voltou a operar de maneira pontual para transportar um grupo de passageiros que desejava retornar a Cusco, sobretudo, para vender vegetais. Alguns turistas aproveitaram o transporte para visitar o local.

A região sofreu com a escassez de itens de necessidade básica, como alimentos, medicamentos e produtos de higiene, devido à suspensão das viagens ao destino em meio à crise política no Peru. Um único trem fazia o transporte de produtos e profissionais de saúde em um trajeto de uma hora e meia a partir da cidade de Ollantaytambo.

Nos dias seguintes, duas viagens ferroviárias, uma de manhã e uma à noite, passaram a ser operadas para a cidade de Machu Picchu e Cusco para abastecer os locais prejudicados pela crise. De acordo com o Ministério do Comércio e Turismo do país, o setor turístico perdeu US$ 6,2 milhões por dia nos últimos meses em razão do clima político do Peru.

Via: UOL e Governo do Peru.

Leia também
Comissão aprova permissão para hotéis reduzirem a primeira diária em até três horas

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que reduz em até…

Azul e GOL anunciam fusão para criar gigante da aviação brasileira

A Azul e a GOL anunciaram acordo de fusão das companhias aéreas na última quarta-feira…

Bagagem de mão: companhia aérea passa a cobrar para reservar espaço

A companhia aérea Condor, de origem alemã, passou a cobrar pela reserva de espaço destino…