Maior avião do mundo é destruído em conflito entre Rússia e Ucrânia
Com o conflito com a Rússia, o governo da Ucrânia perdeu um valioso bem para a economia do país: a aeronave Antonov An-225, considerada o maior avião do mundo.
A confirmação da destruição veio através das redes sociais do governo no último domingo (27). O Aeroporto de Gostomel, em Kiev, capital do país, foi bombardeado pelo exército russo, destruindo o local onde o avião se encontrava.
- Veja também: Governo estende o prazo para solicitação do reembolso de pacotes de viagem, hotéis e outros serviços
Maior avião do mundo
O Antonov An-225, também chamado de Mriya, era o maior avião em operação, utilizado para o transporte de cargas. O governo ucraniano transportava peças e equipamentos ao redor do mundo graças a ele, favorecendo diversas indústrias locais. A capacidade de transporte do seu compartimento de carga atingia 250 toneladas.
A aeronave possuía um peso máximo de decolagem de 640 toneladas. Esse número inclui o peso da própria aeronave, do combustível e da carga transportada. Para conseguir voar, tinha seis motores e 32 pneus em seus trens de pouso, sendo quatro no dianteiro e 28 no principal.
O An-225 ficou 10 meses parado no aeroporto para que os motores fossem trocados e melhorias fossem implementadas em seu sistema. Ele somente voltou a voar em junho de 2021.
Uma nova oportunidade
Existe uma segunda unidade do An-225 cuja construção foi abandonada em 1980. O esqueleto da aeronave está guardado na fábrica da Antonov e se tornou um novo sonho para os ucranianos (Mriya significa sonho ou inspiração em ucraniano). Se o esqueleto da aeronave sobreviver à guerra, a construção poderá ser terminada.
O investimento para construir um avião dessa magnitude é de R$ 3 bilhões. Para trazer à vida o segundo An-225, o projeto antiquado deve passar por modernizações, o que pode elevar os custos da construção.
Por enquanto, sem o maior avião do mundo, a economia da Ucrânia pode sofrer impactos.
Via: UOL Economia.