A cidade de Manchester, na Inglaterra, implementará, a partir de 1º de abril, uma taxa turística para quem se hospedar no centro da cidade. Seja em um hotel ou apartamento alugado (no estilo Airbnb), viajantes deverão pagar uma taxa de £ 1 (R$ 6 na cotação de hoje) por noite e por quarto.
A “Taxa de Visitante Urbano” será cobrada por todos os hotéis e apartamentos com serviço de estadia de curta duração no centro da cidade de Manchester com um valor tributável de £ 75.000. O valor de £ 1 será cobrado do viajante diretamente na conta do hotel ou do Airbnb.
Qual é propósito da taxa turística?
A ideia foi inspirada em iniciativas já adotadas por outras cidades europeias, como Madrid e Roma. Nos próximos anos, a cidade espera construir quase 6 mil novos hotéis para acomodar turistas. A cobrança de £ 1 vai ajudar a fundar o “Distrito de Aperfeiçoamento dos Negócios Hoteleiros” de Manchester.
Um referendo foi realizado com empresários do setor para decidir se a taxa seria implantada ou não. Com cinco votos a favor e quatro contra, a medida foi aprovada e será colocada em prática em breve.
Manchester será o primeiro destino do Reino Unido a cobrar esse tipo de taxa, mas não será o último. A cidade de Edinburgh, capital da Escócia, passará a cobrar £ 2 por noite após autoridades locais também terem votado a favor da medida em novembro do ano passado.
Manchester: principais atrações turísticas
Para amantes do futebol, Manchester é um destino interessante. Dá para fazer uma tour pelo Estádio do Manchester City e o Estádio do Manchester United, bem como passear pelo museu de ambos os times.
Outros passeios populares são: excursões para a fronteira com o País de Gales, para o parque nacional de Snowdonia, famoso por suas montanhas e lagos, e Chester, cidadezinha histórica a poucos quilômetros de Manchester.
Via: Mirror.