Quatro destinos brasileiros conquistaram posições de destaque entre os melhores destinos para o turismo LGBTQIA+ – São Paulo, Bonito, Chapada Diamantina e Jalapão. A seleção é do Prêmio Viaja Bi 2024.
Esses não são os únicos destinos nacionais presentes na premiação, mas, sim, o primeiro lugar de categorias voltadas par ao turismo nacional. A premiação conforme a categoria é a seguinte:
Melhor Destino LGBTQIA+ Brasileiro: São Paulo
São Paulo, a capital paulista, tem a segunda maior parada LGBTQIA+ do mundo! Todos os anos, milhares de pessoas se dirigirem à capital para celebrar, protestar e resistir. Além disso, São Paulo é uma metrópole cosmopolita que reúne um pouco de tudo, desde todos os tipos de pessoas até todos os tipos de passeios turísticos, gastronomias e costumes.
Melhor Destino LGBTQIA+ Sustentável: Bonito
Bonito, no Mato Grosso do Sul, é um destino perfeito para quem é apaixonado por aventura e adrenalina. São inúmeras as atividades turísticas que podem ser feitas no local – flutuação em lagoas e nascentes cristalinas, rapel em grutas, caminhadas até cachoeiras e em vales, observação de pássaros, entre outros.
Para preservar todas as belezas naturais, Bonito adotou uma série de medidas sustentáveis, sendo que algumas já foram premiadas internacionalmente.
Melhor Destino LGBTQIA+ para Aventura/Outdoor: Chapada Diamantina
A Chapada Diamantina é outro destino perfeito para aventureiros. Um pouco mais rústico em comparação à Bonito, o Parque Nacional Chapada Diamantina é composto por uma série de paisagens cênicas, como vales, cachoeiras, cavernas, rios, formações rochosas, entre outras. Para quem gosta de atividade física e contato com a natureza, o destino deve estar na lista de lugares para visitar no Brasil.
Melhor Destino LGBTQIA+ de Beleza Natural: Jalapão
O Parque Estadual do Jalapão, em Tocantins, é outro destino premiado pela iniciativa do Viaja Bi. O local abriga paisagens de tirar o fôlego em um ambiente rústico, com boa parte do seu ecossistema intocado pela ação humana.
É um tanto desafiador se deslocar de um atrativo turístico para outro, pois há muitas estradas não pavimentadas e os locais bonitos são distantes um do outro. Por conta disso, é preciso ter espírito de aventura para conhecer um dos parques estaduais mais bonitos do Brasil.