México deve impor visto para viajantes brasileiros entrarem no país

O visto para visitar o México deve voltar a ser obrigatório para viajantes brasileiros. O governo do país publicou um anteprojeto suspendendo a isenção de visto temporariamente.

O documento ainda passará por consulta pública antes de ser sancionado. Se a medida for aprovada, deverá entrar em vigor 15 dias após a publicação no Diário Oficial. Embora seja temporária, o governo mexicano não determinou uma data para a medida terminar.

Sendo assim, viajantes brasileiros deverão solicitar visto eletrônico antes de viajar ao México. A expectativa é que ela entre em vigor ainda em 2021. Por enquanto, não há informações sobre validade, custo e maneiras de aplicação do visto.

A decisão objetiva reduzir a quantidade de viajantes brasileiros que chegam ao México com o intuito de cruzar ilegalmente a fronteira com os Estados Unidos. Até agosto, foram contabilizados que mais de 22 mil brasileiros adultos foram detidos pela Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP) tentando entrar no país vizinho de maneira ilegal.

Além disso, muitos viajantes, não apenas brasileiros, entram no México alegando estarem viajando a turismo, mas não voltam para seus países de origem para tentar entrar nos EUA. De acordo com dados oficiais, a cada 7 a cada 10 equatorianos que chegam à nação mexicana tem esse comportamento.

O documento afirma que o governo brasileiro foi informado da decisão do país mexicano.

Pressão dos Estados Unidos

O visto para entrar no México não é exigido para brasileiros desde 2004. Devido ao registro de números recordes de viajantes detidos na fronteira este ano, o governo dos EUA solicitou ao país vizinho que impusesse visto aos viajantes brasileiros em julho.

O governo dos Estados Unidos incluiu, ainda, os brasileiros no programa “Fique no México”, o qual devolve viajantes que tentam imigrar ilegalmente no país ao México. Nesse período, eles são julgados em um tribunal.

Essa manobra dos EUA foi tomada como uma maneira de pressionar o país vizinho uma vez que a responsabilidade de administração de viajantes estrangeiros passou a ser do México.

Via: Hindustan Times.

Leia também
Serra Gaúcha ganhará novo aeroporto mais perto de Gramado

Viajar para Gramado vai ficar mais fácil! Mas, calma, viajantes ainda vão ter que esperar…

Verão na praia! Azul anuncia três novos voos para a Bahia

A Azul anunciou o lançamento de três novas rotas para viajar pela Bahia durante a…

Novidade! Oktoberfest retorna à Campos do Jordão após três décadas com entrada gratuita

Novidade para o mês de outubro! Campos do Jordão terá a sua 12ª edição da…