México deve impor visto para viajantes brasileiros entrarem no país
O visto para visitar o México deve voltar a ser obrigatório para viajantes brasileiros. O governo do país publicou um anteprojeto suspendendo a isenção de visto temporariamente.
O documento ainda passará por consulta pública antes de ser sancionado. Se a medida for aprovada, deverá entrar em vigor 15 dias após a publicação no Diário Oficial. Embora seja temporária, o governo mexicano não determinou uma data para a medida terminar.
Sendo assim, viajantes brasileiros deverão solicitar visto eletrônico antes de viajar ao México. A expectativa é que ela entre em vigor ainda em 2021. Por enquanto, não há informações sobre validade, custo e maneiras de aplicação do visto.
A decisão objetiva reduzir a quantidade de viajantes brasileiros que chegam ao México com o intuito de cruzar ilegalmente a fronteira com os Estados Unidos. Até agosto, foram contabilizados que mais de 22 mil brasileiros adultos foram detidos pela Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP) tentando entrar no país vizinho de maneira ilegal.
Além disso, muitos viajantes, não apenas brasileiros, entram no México alegando estarem viajando a turismo, mas não voltam para seus países de origem para tentar entrar nos EUA. De acordo com dados oficiais, a cada 7 a cada 10 equatorianos que chegam à nação mexicana tem esse comportamento.
O documento afirma que o governo brasileiro foi informado da decisão do país mexicano.
Pressão dos Estados Unidos
O visto para entrar no México não é exigido para brasileiros desde 2004. Devido ao registro de números recordes de viajantes detidos na fronteira este ano, o governo dos EUA solicitou ao país vizinho que impusesse visto aos viajantes brasileiros em julho.
O governo dos Estados Unidos incluiu, ainda, os brasileiros no programa “Fique no México”, o qual devolve viajantes que tentam imigrar ilegalmente no país ao México. Nesse período, eles são julgados em um tribunal.
Essa manobra dos EUA foi tomada como uma maneira de pressionar o país vizinho uma vez que a responsabilidade de administração de viajantes estrangeiros passou a ser do México.
Via: Hindustan Times.