No México, está sendo estudada a possibilidade de impor vistos para viajantes brasileiros, equatorianos e peruanos.
Durante a pandemia de coronavírus, o México é um dos poucos países que aceita a entrada de brasileiros sem exigência de comprovante de vacinação, teste de COVID-19 ou quarentena. Mas o turismo não é a única motivação dos viajantes dos países mencionados.
Fontes do Ministério das Relações Exteriores (SER) revelam que cidadãos desses países estão aproveitando o fato de que não precisam de visto para viajar ao México para tentar entrar nos Estados Unidos após passarem um período no país mexicano.
De janeiro a julho deste ano, foi registrado um número recorde de passageiros brasileiros chegando ao México por via aérea: 157.980. É quase 30 mil a mais do número registrado no mesmo período do ano passado.
Apenas entre maio e junho de 2021, um total de 2.857 viajantes menores de idade do Brasil cruzaram a fronteira entre o México e os Estados Unidos. Esses dados nunca foram registrados antes pela Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos. Além disso, mais de 22 mil brasileiros adultos foram detidos pela migração ao tentarem entrar ilegalmente no país pela fronteira mexicana.
Desde 2020, o governo de Washington vem pressionando o México para impedir a chegada de viajantes brasileiros e equatorianos à fronteira com os EUA.
Na última semana, a Suprema Corte do país reativou a política migratória do governo Trump intitulada “Fique no México”, a qual obriga os solicitantes de asilo a esperarem no México por uma audiência nos tribunais. Por conta do alto fluxo migratório de brasileiros, os viajantes vindos do Brasil foram incluídos no programa.
Via: El Sol de México.