México tem prejuízo de R$ 600 milhões com suspensão de visto eletrônico para brasileiros

Cancún - México

O México sofreu prejuízos de cerca de R$ 600 milhões com a obrigatoriedade do visto físico de turismo para brasileiros. Os dados são do Centro de Investigación y Competitividad Turística Anáhuac (Cicotur).

Entre setembro de 2022 e março de 2023, o governo mexicano suspendeu o visto digital para turistas do Brasil, tornando o visto físico a única opção. A emissão de um visto físico de turismo não é nada prática para viajantes, uma vez que representa mais gastos.

A maioria dos viajantes precisa se deslocar para uma cidade maior para solicitar o documento pessoalmente em uma entidade diplomática. Além do gasto com o visto e a viagem, há, ainda, o gasto com o deslocamento e, em alguns casos, com a hospedagem nos grandes centros.

Isso acaba desanimando turistas de solicitar autorizações de viagem para certos países, como foi o caso com o México. Pela primeira vez, o Brasil saiu do TOP 10 de mercados emissores de vistos, segundo o Cicotur.

Visto eletrônico para o México

No mês de julho, o México anunciou a retomada dos vistos eletrônicos para viajantes brasileiros. Dessa forma, os pedidos de autorização de entrada para viagens temporárias (de turismo) voltarão a ser rápidos e práticos. O processo será completamente digital.

A decisão foi tomada após reuniões entre o Brasil e o México durante 5ª Comissão Binacional Brasil-México, realizada em abril deste ano.

Todavia, ainda não há uma data exata para a retomada do sistema digital. Até ela ser anunciada, viajantes continuarão precisando solicitar vistos de turismo ou negócios na Embaixada ou consulados mexicanos no Brasil.

Via: Carta Capital e GuiaViajar Melhor.

Leia também
Novas regras de diárias em hotéis entram em vigor no Brasil

Quem tem viagem marcada precisa ficar atento. Entraram em vigor novas regras que padronizam o…

Greves na Europa podem afetar voos no Natal e Ano Novo; veja países e datas

Quem tem viagem marcada para a Europa no fim de 2025 precisa ficar atento. Greves…

Aeroporto do Galeão será leiloado novamente em 2026; entenda o que muda

O Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão – GIG), no Rio de Janeiro, deverá passar por…