O Ministério do Turismo pretende criar Destinos Turísticos Inteligentes, objetivando melhorar a gestão dos destinos brasileiros e, ainda, elevar os seus níveis de competitividade em âmbito nacional e internacional.
- Veja também! Promoção Smiles: receba até 80% de bônus na transferência de pontos do cartão de crédito
A iniciativa é resultado de uma parceria firmada com o instituto Ciudades Del Futuro, na Argentina, e a Sociedade Mercantil Estatal para a Gestão da Inovação e as Tecnologias Turísticas (SEGITTUR), da Espanha, na última quarta-feira (06).
Como os turistas estão cada vez mais exigentes, os destinos turísticos devem crescer de acordo com as suas exigências e as tendências mundiais do segmento turístico.
- Confira ainda: Maior cruzeiro nudista do mundo partirá em viagem em 2022
De acordo com o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, as ações do Ministério visam corresponder a essa demanda.
O projeto também visa impulsionar o Brasil competitivamente em todo o mundo. Dessa forma, gestores, empreendedores e comunidades locais se beneficiarão com a movimentação turística no país.
“As ações do Ministério do Turismo objetivam potencializar o desenvolvimento tecnológico e apresentar destinos mais competitivos, atraentes e inovadores”, afirmou França.
Projetos-pilotos
O plano metodológico do SEGITTUR será adaptado para a realidade brasileira pelo instituto Ciudades Inteligentes. Cinco destinos serão escolhidos para receber projetos-piloto nessa fase inicial. A ideia é selecionar destinos de cada região brasileira.
Primeiramente, os procedimentos e as estratégias atuais serão analisados para que seja possível criar um planejamento específico para cada local.
Em segunda, serão implementadas soluções para a governança, a utilização de recursos públicos e o cumprimento de normas de acessibilidade e sustentabilidade em cada destino turístico selecionado. Assim, os atrativos turísticos locais serão mais valorizados.
Via: Mercado & Eventos / Governo Federal.