A montanha mais alta do Brasil: descubra qual é e onde fica!

Em tempos de pandemia, o melhor remédio para afastar o tédio e a vontade de viajar como antes é conhecer paisagens brasileiras escondidas. Embora o Brasil seja detentor de belas praias e florestas tropicais que despertam o interesse de estrangeiros de todo o mundo, também é um país de montanhas!

Elas podem ser encontradas em praticamente todos os estados: Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, entre outros. Algumas dessas majestosas formações rochosas já foram até inspirações para cenários de filmes, como a animação Up! Altas Aventuras, que usou o Monte Roraima como o destino sul-americano a ser desbravado pelos personagens.

O Promoção Relâmpago Passagens traz curiosidades sobre uma montanha situada em uma região um tanto longínqua, encoberta por neblina a maior parte do tempo, onde fica o pico mais alto do Brasil.

A montanha mais alta

Montanha Pico da Neblina
Crédito: Marcos Amend/ICMBio

Localizada ao norte do Estado do Amazonas, na serra do Imeri, está o ponto mais alto do Brasil e da América do Sul. Com 2.995,30 metros de altitude (segundo o IBGE de 2015), o Pico da Neblina se eleva majestosamente até os céus do Parque Nacional do Pico da Neblina.

Para chegar até o Pico, é necessário viajar até Santa Isabel do Rio Negro, no interior do Amazonas. Com somente 25 mil habitantes, a cidade é o lar do Pico da Neblina e do Pico 31 de Março, o segundo mais alto do Brasil com 2.974 metros. No entanto, geograficamente, o município mais próximo dos maiores pontos culminantes do país é o São Gabriel da Costa.

O Pico da Neblina, na verdade, fica no Escudo das Guianas, formação circular do relevo que se estende ao longo da fronteira entre o Brasil, Venezuela e Guianas, e conta com uma pequena fração localizada em território colombiano. Apesar da maior parte da área maciça ficar na Venezuela, o cume principal está localizado, em sua totalidade, no Brasil.

Como chegar

Para acessar o Pico da Neblina, o viajante deve se comprometer com uma expedição de até 16 dias.

De São Gabriel da Cachoeira, é preciso viajar 85 Km até Igarapé do Lá Mirim, no Pará. Em seguida, é necessário navegar em “voadeira”, pequeno barco com motor de popa, por sete horas para subir os rios Cauaburí e Tucano até a Boca do Tucano, onde se inicia a trilha.

São 36 Km percorridos a pé, ou quatro dias de caminhada, para chegar ao Pico da Neblina. É necessário dormir e cozinhar em pontos de acampamento específicos e andar uma média de quatro a cinco horas diárias.

Comumente, agências de turismo locais disponibilizam pacotes com um guia credenciado, alimentação e acomodação inclusas até São Gabriel da Cachoeira, estrutura de camping básica, kit de primeiros socorros, carregadores de equipamentos, entre outros.

O seguro de viagem é obrigatório para embarcar nessa aventura com ‘A’ maiúsculo já que adversidades, como chuva, friagem e terrenos acidentados e desníveis, são comuns no percurso. Apenas viajantes emocional e fisicamente aptos são aconselhados a caminhar até o ponto mais alto do Brasil.

Crédito da foto: Marcos Amend/ICMBio.

Leia também
Você sabe quais são os 10 destinos mais desejados do mundo?

Com tantos destinos incríveis espalhados pelo mundo, fica difícil decidir quais são os mais populares….

Para onde viajar nas férias de julho 2025: 10 destinos incríveis

Pensando nas férias de julho 2025? Para que a viagem nas férias de julho 2025…

Férias de julho 2025 com crianças: 6 destinos para viajar e aproveitar

As férias de julho de 2025 serão o momento ideal para viajar com crianças, visto…