Natal 2023: 5 tradições natalinas bem diferentes das brasileiras
Passar o Natal em outro país é uma experiência muito interessante, sem dúvidas.
Enquanto no Brasil as tradições natalinas envolvem reuniões familiares e comemorações no dia 24 de dezembro, outras nações celebram apenas no dia de Natal. O espírito natalino de solidariedade e de amor, contudo, continua o mesmo.
Normalmente, brasileiros se reúnem com amigos, familiares e/ou cônjuge na véspera para a comemoração maior e, ainda, fazem um almoço ou churrasco no dia 25. Em vários países, as celebrações são feitas somente na manhã de Natal, com a abertura de presentes, e no almoço, com uma pequena comemoração para pessoas próximas.
Há, ainda, a questão de que em países cuja religião principal não é o cristianismo, as comemorações natalinas são puramente comerciais. Elas passaram a ser tradições locais devido à influência de países cristãos.
Neste post, selecionamos cinco tradições de outros países para entender como o Natal é celebrado fora do Brasil.
1. Estados Unidos
Os norte-americanos celebram o Natal no dia 25 de dezembro. As crianças abrem os presentes colocados embaixo da árvore de Natal logo que acordam. Depois, a família se reúne para um jantar especial. Os pratos principais são o peru ou o pernil e, para a sobremesa, uma torta de maça caseira!
Eles também enfeitam a casa inteira com luzes e decorações natalinas, além de cantarem músicas típicas desta data comemorativa. Os “corais ambulantes”, que vão de porta em porta cantando canções natalinas, conforme vemos nos filmes norte-americanos são, de fato, uma realidade.
2. Colômbia
As celebrações natalinas na Colômbia estão enraizadas em rituais religiosos. Primeiramente, há o Dia das Velas, celebrado no dia 7 de dezembro. As famílias acendem velas em homenagem à Nossa Senhora dentro e fora de suas residências, transformando os bairros colombianos em um belo cenário de luzes quentes e gratidão.
Os colombianos também fazem novenas natalinas. Elas se iniciam nove dias antes do Natal e terminam no dia 24 de dezembro com uma grande reunião em família. Ou seja, eles comemoram a data praticamente o mês inteiro. Por isso, as comemorações colombianas são consideradas uma das mais longas do mundo!
3. Japão
O Japão pegou a data “emprestada” do Ocidente e a transformou em um feriado comercial. Os japoneses enchem as ruas e as residências de decorações natalinas e comem um tradicional bolo de creme com morangos na data, considerado a sobremesa oficial do Natal.
Os casais ganham destaque no dia 24 de dezembro. Eles fazem jantares românticos e passeios entre as luzes natalinas das cidades. Essa tradição vem desde a década de 80, quando as marcas japonesas se uniram para fazer campanhas natalinas de marketing voltadas para os namorados.
4. Irlanda
O Natal na Irlanda também é comemorado no dia 25 de dezembro. As famílias trocam presentes na manhã de Natal e fazem a festa com as crianças.
Uma tradição anual é assistir especiais natalinos na TV, bem como acontece no Brasil. Em vez de fazer a ceia no almoço, como os onrte-americanos, os irlandeses preparam um jantar delicioso para a família inteira.
Outra tradição é vestir roupas de Natal, como fantasias de elfo e de Papai Noel ou somente tocas vermelhas, e nadar nas águas gélidas das praias irlandesas na manhã do dia 25. Essa prática é chamada de “Christmas Swims” e acontece geralmente em prol de uma causa social.
5. Ucrânia
As comemorações na Ucrânia são longas como as da Colômbia. Elas se iniciam no dia 27 de novembro com a festa do Apóstolo São Felipe. Muitas pessoas ficam em jejum neste dia. Depois, no dia 6 de dezembro, acontece à festa de São Nicolau, o patrono dos agricultores e dos animais para os ucranianos.
A comemoração do Natal acontece somente no dia 7 de janeiro, pois a Ucrânia segue o calendário Juliano. Nesta data, prepara-se a árvore de Natal ao entardecer e, logo em seguida, inicia-se a ceia. Ela é composta por 12 pratos, os quais representam os 12 apóstolos de Jesus.
No decorrer desse longo e apetitoso jantar, os convidados trocam presentes e cantam canções natalinas típicas.