Natal e Maranhão aderem ao programa de uso consciente de combustível da Azul

Os aeroportos de Natal, no Rio Grande do Norte, e de São Luís, no Maranhão, adotaram ao programa de redução do uso de combustível da Azul. O APU Zero visa reduzir ao máximo o uso do querosene de aviação enquanto a aeronave está em solo.

Quando os aviões estão parados, a Unidade Auxiliar de Energia (APU, em inglês) é acionada. Trata-se de um motor auxiliar, normalmente localizado na cauda das aeronaves, que mantém os sistemas acionados mesmo no seu momento de ‘repouso’.

Com o programa, os aviões da Azul, ao pousar ou decolar, recebem uma fonte externa de energia elétrica e ar-condicionado. Essa medida permite que até 73% do uso do combustível de aviação em solo seja reduzido.

Dessa maneira, os passageiros conseguem desfrutar de um ambiente confortável enquanto embarcam ou desembarcam sem que uma parte do combustível da aeronave seja consumido.

APU Zero

O programa da Azul foi implementado em abril de 2022, com a adesão do Aeroporto de Viracopos, em Campinas. Com a adição dos aeroportos de Natal e São Luís, a cia passa a contar com 18 bases aéreas participantes.

Entre os participantes do programa estão os aeroportos de Congonhas (SP), Manaus, Recife, Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador, Cuiabá, Florianópolis e mais. Até o fim de 2023, a cia espera alcançar a marca de 20 aeroportos participantes do APU Zero.

Via: Azul.

Leia também
Aeroporto de Porto Alegre deve permanecer fechado até setembro; venda de passagens estão suspensas

O Aeroporto Int. Salgado Filho, em Porto Alegre, deve permanecer fechado até o mês de…

Lei Joca: câmara aprova projeto que permite transporte de pets na cabine do avião

Em breve, se tudo correr bem, pets de todos os portes poderão ser transportados na…

Beto Carrero World dá cortesia para quem fizer doações para o Rio Grande do Sul

O Beto Carrero World iniciou uma campanha solidária de arrecadação de donativos para ajudar as…

Sair da versão mobile