Uma enorme massa de ar polar deve atingir metade do território brasileiro nesta semana, conforme as advertências da MetSul Meteorologia. A queda nas temperaturas nos próximos dias pode resultar em um evento de grandiosidade histórica.
Uma bolha de ar antártico avançará pela Argentina, atingindo o Sul, Centro-Oeste, Sudeste e parte do Norte do Brasil. A Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela também deverão ser influenciados pelo ar frio. Massas de ar frio mais fortes ocorrem quase todos os anos no Sul do país. Porém, esta será excepcionalmente forte e abrangente.
A partir de quarta-feira (19), mudanças na temperatura já devem ser sentidas no Rio Grande do Sul. Entre quinta-feira (20) e sexta-feira (21), as demais regiões brasileiras devem sentir o frio chegando. O começo do sábado (22) também deverá ser de temperaturas baixas intensas. É esperado que ela chegue com vento moderado a forte, diminuindo ainda mais a sensação térmica.
A massa de ar polar trará, ainda, nebulosidade e instabilidade com ar gelado em altitude. Essas condições são propícias para a ocorrência de neve no Sul do Brasil, conforme a análise feita pela MetSul, entre quinta-feira e sábado próximos.
O que chama atenção nas projeções de neve é a probabilidade do fenômeno acontecer em locais pouco acostumados com ela ou que não tenham testemunhado a neve cair por décadas.
Os modelos das últimas horas e dias já indicaram neve também no Uruguai, perto de Buenos Aires, e nas províncias argentinas de Santa Fé e Entre rios, em grande parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e no Sul do estado de São Paulo. Não se descarta também a possibilidade de chuva congelada.
Embora a probabilidade de neve seja altíssima, é preciso analisar o cenário dos próximos dias para se ter mais clareza. A neve por característica própria é um fenômeno difícil de prever, então, a MetSul ficará de olho nas próximas projeções.