Nômades digitais: como escolher uma boa acomodação para trabalhar remoto?
Uma das tendências de turismo no país, segundo relatório do Ministério do Turismo, é o nomadismo digital. O pós-pandemia estimulou ainda mais viagens de nômades digitais, que não puderam trabalhar remoto Brasil afora durante a pandemia de coronavírus.
Nos últimos anos, esse modelo de trabalho já vinha se popularizando, mas, com a necessidade de trabalhar de casa, muitos profissionais permaneceram nesse regime após a pandemia.
Muitas acomodações se adaptaram para receber nômades digitais que precisam de um local para trabalhar, criando um business center. O mesmo foi adotado por alguns imóveis do Airbnb, os quais criaram um espacinho para o trabalho à distância no apartamento.
- Confira ainda! Pacotes Férias de Janeiro 2024 CVC: 6 destinos para o verão!
Neste post, compartilhamos dicas de como escolher a acomodação ideal para trabalhar remotamente pelo Brasil.
Espaço para o trabalho
Às vezes um hotel, pousada ou hostel não tem um espaço próprio para trabalhar remoto, mas, ainda assim, tem áreas bacanas para trabalhar. No próprio quarto de hotel, por exemplo, pode haver uma mesa mais confortável.
Para quem não se importa em ter um espaço home office completinho, confira todos os espaços disponíveis nas fotos do anúncio do hotel para determinar se é um local confortável ou não.
Acesso à internet
Alguns hotéis, pousadas ou até resorts localizados em paisagens paradisíacas não disponibilizam uma boa conexão devido à sua localização. Verificar as resenhas de viajantes, tanto os comentários quanto as avaliações de pontuação, é muito importante para saber se a internet estará sempre disponível.
Caso não seja necessário estar conectado oito horas por dia, como é o expediente tradicional, ainda é preciso verificar, ao menos, se a conexão corresponde às necessidades do trabalho.
Localização da acomodação
Dependendo do tipo de acomodação selecionada, o viajante precisa cozinhar ao longo da estadia ou simplesmente não quer comer fora sempre. Nesses casos, vale ver no Google Maps, por exemplo, se a acomodação está localizada perto de um supermercado ou conveniência.
Quem fica a pé em viagens de nômade digital e não quer gastar muito com o deslocamento, precisa levar isso em consideração. Com o Google Street View, dá para ter uma prévia da rua ou do bairro onde a acomodação está situada e se programar melhor.
Comodidades indispensáveis
Normalmente, nômades digitais passam várias semanas ou até mais de um mês em um só lugar. Portanto, verificar se a acomodação atende a todas as necessidades de trabalho e do dia a dia não pode ser deixado de lado.
Viajantes podem verificar a qualidade e a disponibilidade de comodidades essenciais, como cozinha, banheiro e área de refeições, bem como se há máquinas de lavar roupa, ferro de passar e outras comodidades práticas. É preciso se perguntar: do que preciso para tornar essa estadia de trabalho confortável e produtiva?
Segurança
Um ponto muito importante no Brasil é a segurança. Verifique em qual parte da cidade o hotel, pousada, resort ou outro tipo de hospedagem está localizada.
É mais fácil encontrar acomodações perto de pontos turísticos, no centro da cidade ou em áreas movimentadas, com fácil acesso ao comércio. Nesses locais, encontrar resenhas e indicações de viajantes tende a ser mais fácil, uma vez que muitas pessoas passam por eles.
Já em locais mais afastados, com costuma ser o caso do Airbnb ou empresas que alugam apartamentos para profissionais remotos, pode não se conhecer muito sobre a região. Então, procure saber, com a ajuda da internet ou de pessoas próximas, se o bairro é seguro ou prático antes de fazer a reserva.
Orçamento
As despesas com o aluguel, mercado e outros serviços, taxas adicionais, imprevistos, passagens aéreas ou outro tipo de transporte fazem parte de um bom orçamento de viagem para nômade digital. Por exemplo, no caso do aluguel, ficar mais tempo em um local normalmente é mais barato devido aos descontos que o proprietário ou a hospedagem dá.
Além do dinheiro reservado para o que é necessário, é preciso guardar uma quantia para o lazer e para possíveis problemas. Imagine só ficar doente durante a viagem? O que fazer nessa situação?
Sendo assim, adicionar vários itens e fazer um cálculo fechadinho é fundamental para ter uma boa experiência trabalhando longe de casa.