Nova Zelândia suspende obrigatoriedade de teste negativo de COVID-19 de viajantes

A Nova Zelândia deixou de exigir teste negativo de COVID-19 de viajantes que visitam o país! A medida será oficialmente suspensa a partir de 11h59 desta segunda-feira (20), de acordo com a ministra de resposta ao COVID-19, Ayesha Verrall. O preenchimento do Formulário de Declaração de Viajante também não será mais necessário.

O governo neozelandês vinha enfrentando pressão para acabar com a exigência dos testes uma vez que eles encarecem o custo da viagem e reduzem a atratividade do país como destino, principalmente para férias e turismo.

A eliminação dessa medida coloca a Nova Zelândia na mesma linha de países que já tomaram essa mesma decisão, como os Estados Unidos, Austrália e países das ilhas do Pacífico e da Europa.

Para entrar no país, é necessário apresentar um comprovante de vacinação e estar totalmente vacinado. Além disso, viajantes recebem dois testes gratuitos de antígeno ao aterrissarem no Aeroporto de Auckland para a realização de um autoteste.

De acordo com Verrall, cerca de 387 mil viajantes têm entrado no país desde a abertura das fronteiras. O governo neozelandês identificou uma taxa de positividade de 2% a 3% nos testes de COVID-19 realizados após a aterrissagem. Portanto, não foi identificada a possibilidade de um aumento significativo de casos mesmo com a liberação da exigência.

A Nova Zelândia adotou medidas rígidas de viagem durante a pandemia de coronavirus e é um dos últimos países a reabrirem as fronteiras a viajantes internacionais. Isso se deve, em grade parte, à localização geográfica do país e a dificuldade de acessar recursos necessários para conter a propagação do vírus no território neozelandês.

Até então, o país registrou um pouco mais de 1 milhão de casos de COVID-19 e 1.337 mortes em decorrência da doença.

Via: The Sidney Morning Herald e South China Morning Post.

Leia também
Novas regras de diárias em hotéis entram em vigor no Brasil

Quem tem viagem marcada precisa ficar atento. Entraram em vigor novas regras que padronizam o…

Greves na Europa podem afetar voos no Natal e Ano Novo; veja países e datas

Quem tem viagem marcada para a Europa no fim de 2025 precisa ficar atento. Greves…

Aeroporto do Galeão será leiloado novamente em 2026; entenda o que muda

O Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão – GIG), no Rio de Janeiro, deverá passar por…

Sair da versão mobile