Na última semana, o primeiro caça Gripen E brasileiro, o F-39E Gripen, voou pela primeira vez em um trajeto teste entre o Aeroporto Internacional de Navegantes (SC) e a sede da Embraer no município de Gavião Peixoto (SP).
De origem sueca, o F-39E Gripen chegou ao Brasil de navio no dia 20 de setembro. A aeronave voou por cerca de uma hora e não encontrou contratempos. O voo teste do caça integra uma nova fase de um projeto da Força Aérea Brasileira (FAB) chamado F-X2.
O caça será apresentado oficialmente no dia 23 de outubro, data do primeiro voo de Alberto Santos-Dumont em Paris e também Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. Ele é o primeiro de 36 caças que estão previstos para compor a renovação da frota brasileira.
Caça brasileiro F-39E
O F-39E é capaz de voar a 2.400 km/h, duas vezes a velocidade do som, e é próprio para missões múltiplas, como patrulhamento aéreo e ataques a alvos terrestres e marítimos. Ele apresenta um radar que faz buscas no ar, no solo e no mar; mísseis guiados por lasers; e antenas para interferir em radares inimigos.
O caça pode voar uma distância de 1.300 km, combater e retornar ao ponto de origem com combustível o suficiente para a aterrissagem.
Parceria entre Suécia e Brasil
Em 2014, a FAB formalizou um contrato com a fábrica sueca Saab para que a frota aérea militar do Brasil pudesse ser renovada. Atualmente, ela é composta por, em sua maioria, caças americanos F-5 datados da década de 70.
No total, os 36 caças custaram R$ 24 bilhões a FAB. O investimento foi feito através de um financiamento de 25 anos. Até 2026, se não houver atrasos nos cronogramas, todas as unidades se encontrarão na Base Aérea de Anápolis (GO).
Os caças que chegarem ao Brasil entre 2020 e 2021 deverão entrar em operação a partir do final do próximo ano.
Veja o tweet da FAB sobre o voo.
O caça F-39E Gripen da FAB acaba de decolar de Navegantes/SC com destino a Gavião Peixoto/SP, em seu primeiro voo no espaço aéreo brasileiro. 🇧🇷@DefesaGovBr @saabdobrasil #FAB #Dimensão22 #Defender #Gripen #AsasqueProtegem pic.twitter.com/eRNjLRbJMA
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) September 24, 2020
Vídeo
Via: UOL e O Globo.