O governo federal lançou um novo modelo de passaporte que, segundo as autoridades, está mais seguro contra fraudes. Ele começará a ser produzido em setembro deste ano.
A taxa para a emissão do novo modelo continuará a mesma. Atualmente, é preciso pagar R$ 257,25 para fazer o documento comum. Em casos de urgência, o valor sobre para R$ 334,42. Quem não apresentar o documento vencido para a emissão do novo também deverá pagar um valor extra.
Somente quem está com o passaporte prestes a vencer ou vencido receberá o novo passaporte. Ou seja, o antigo modelo continuará tendo a mesma validade de 10 anos.
O governo também entregou as primeiras unidades da nova Carteira de Identidade Nacional, o RG, na última segunda-feira (27). O documento não substitui o passaporte em todas as ocasiões uma vez que o Brasil só tem acordos para o uso do RG com países do Mercosul. Para viajar para outros países, é necessário ter o passaporte.
O que muda com o passaporte novo?
A última atualização do passaporte aconteceu em 2015 quando o documento recebeu um chip, passando a ser um passaporte eletrônico. Também na ocasião, o prazo de validade 5 anos foi prolongado para 10 anos.
Nesta nova atualização do documento, as principais mudanças são as características visuais. A capa do passaporte voltará a ter o brasão da República e, ainda, estrelas do Cruzeiro do Sul. As páginas internas são mais coloridas e contam com ícones dos biomas e das culturais locais, homenageando cada região do Brasil.
Além da foto colorida tirada no momento de fazer o documento, a página de dados contará com uma foto preto-e-branco criada a partir dos dados biométricos da pessoa.
Via: G1.